quinta-feira, julho 4, 2024
InícioPolíticaRelator da PEC Antidrogas, Salles diz que STF 'não pode legislar'

Relator da PEC Antidrogas, Salles diz que STF ‘não pode legislar’

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza qualquer tipo de posse e porte de drogas, criticou, nesta terça-feira, 25, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

“O STF não pode legislar”, disse Salles a Oeste. Conforme o parlamentar, é papel do Congresso formular e modificar políticas públicas. Aprovada pelo Senado, a PEC Antidrogas ainda precisa do aval da Câmara para ser promulgada.

O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) há duas semanas e aguarda a criação de uma comissão especial. Após o aval da comissão, o texto segue ao plenário. Salles explicou que pode, na próxima semana, conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para saber se o tema terá celeridade.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta começou a tramitar no Congresso em meio ao julgamento do STF. Hoje, com o voto do ministro Dias Toffoli, a Corte formou maioria.

O ministro já havia proferido o voto na semana passada, mas destacou hoje que seu posicionamento é claro no sentido de entender que “nenhum usuário de droga deve ser criminalizado”.

Desde 2015, o julgamento do STF analisa a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas, que criminaliza o fato de adquirir, guardar, depositar, transportar ou levar consigo para uso pessoal “drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui