Um episódio ocorrido nos bastidores do Planalto na tarde de segunda-feira(23) expressa o grau de insatisfação de parte do Congresso Nacional com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Danilo Forte compareceu a uma reunião com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A visita foi absolutamente cordial. Mas Forte, ainda assim, decidiu recusar o convite para comparecer à cerimônia de sanção do Orçamento, marcada para o mesmo dia.
Lula protagonizou a cerimônia de sanção do Orçamento ontem. O texto recebeu diversos vetos, entre eles um corte de R$ 5,6 bilhões nas chamadas emendas de comissão. Lula já havia vetado o cronograma de pagamento de emendas parlamentares aprovado pelo Congresso, uma das medidas articuladas por Forte na negociação da LDO.
Segundo interlocutores, Danilo Forte chegou a avaliar a possibilidade de comparecer à cerimônia, mas entendeu que não havia clima para comemorar o resultado final da peça orçamentária.
Compartilhe: