O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), vai se reunir com senadores na quarta-feira (21) para definir o relator que vai guiar as investigações do colegiado.
O nome mais cotado para assumir a relatoria é o do senador Renan Calheiros (MDB-AL), responsável por recolher assinaturas de apoio à CPI, criada em dezembro de 2023 para apurar a atuação da Braskem no afundamento do solo em Maceió.
Outro senador que deve disputar o posto é Rogério Carvalho (PT-SE). O nome de Carvalho pode ganhar força, uma vez que Renan é rival político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e as investigações da mineradora podem influenciar na popularidade e no equilíbrio de forcas das duas figuras em Alagoas.
Além de Lira, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) é contra deixar a relatoria da CPI nas mãos de Renan.
A CNN apurou que, em caso de vitória de Carvalho, o vice-presidente da CPI, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), poderia ceder seu lugar na mesa para Renan em sinal de desagravo ao autor do requerimento de criação do colegiado. Isso ainda será avaliado conforme o nome escolhido como relator.
A reunião com os membros do colegiado para definir a relatoria deve acontecer às 10h, no plenário 2 do Senado, na ala das comissões. Ainda não está definido se já haverá a deliberação de requerimentos na sessão.
Titulares:
- Renan Calheiros (MDB-AL)
- Efraim Filho (União-PB)
- Rodrigo Cunha (Podemos-AL)
- Cid Gomes (PSB-CE)
- Omar Aziz (PSD-AM)
- Jorge Kajuru (PSB-GO)
- Otto Alencar (PSD-BA)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Wellington Fagundes (PL-MT)
- Eduardo Gomes (PL-TO)
- Dr. Hiran (PP-RR)
Suplentes:
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Jayme Campos (União-MT)
- Soraya Thronicke (Podemos-MS)
- Angelo Coronel (PSD-BA)
- Fabiano Contarato (PT-ES)
- Magno Malta (PL-ES)
Compartilhe: