domingo, novembro 24, 2024
InícioInternacionalReino Unido começa a prender imigrantes que vão ser deportados para Ruanda

Reino Unido começa a prender imigrantes que vão ser deportados para Ruanda

O Reino Unido começou a prender, nesta quarta-feira, 1º, os imigrantes que vão ser deportados para Ruanda. Eles seriam mandados para o país africano em um intervalo de nove a 12 semanas.

Essa medida vem na sequência da aprovação, pelo Parlamento britânico, de uma nova legislação de deportação. Essa lei constitui a peça central da política de imigração do primeiro-ministro Rishi Sunak.

A estratégia, que foi divulgada pela primeira vez há dois anos pelo então primeiro-ministro, Boris Johnson, prevê o envio de imigrantes que entram ilegalmente no Reino Unido para Ruanda.

A justificativa do governo do Reino Unido

Imigrantes
Há o temor de que os imigrantes sejam forçados a retornar aos seus países de origem | Foto: Rawpixel.com/Freepik

Somente neste ano, o Ministério do Interior britânico registrou a chegada de mais de 7,5 mil migrantes à Inglaterra. Eles chegaram por meio de pequenas embarcações, provenientes da França. O governo afirma que a política de deportação servirá como um desestímulo para aqueles que desejam entrar no Reino Unido.

Contudo, esse método enfrenta severas críticas de organizações humanitárias. Uma delas é a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, membros da oposição no Parlamento falam sobre os riscos à segurança dos imigrantes.

A preocupação é que Ruanda não seja um destino seguro. Há o temor de que os imigrantes sejam forçados a retornar aos seus países de origem. Em sua terra, eles podem enfrentar perseguições.

Os imigrantes são transportados em voos comerciais

Como parte do acordo, o Reino Unido comprometeu-se a pagar £ 370 milhões (aproximadamente R$ 2,3 bilhões) ao longo de cinco anos a Ruanda, para acolher os imigrantes. Eles serão transportados em voos comerciais, que o governo britânico já organizou.

Imagens divulgadas pelo Ministério do Interior do Reino Unido mostram ações de detenção. Um homem chegou a ser colocado em uma van por agentes de imigração. Outro foi algemado e conduzido para fora de sua residência.

Além disso, o ministério aumentou a capacidade de detenção para acima de 2,2 mil lugares, para acomodar os imigrantes.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui