O Reino Unido anunciou novas parcerias com o Brasil para lidar com as mudanças climáticas e ajudar no combate ao desmatamento. O anúncio foi feito pela manhã desta terça-feira (26), em evento organizado pela embaixada britânica.
O investimento será aportado por meio do Financiamento Internacional para Clima (ICF). Entre as parcerias anunciadas nesta terça-feira (26), destacam-se apoios:
- Ao Ministério da Fazenda na construção do novo Plano de Transição Ecológica;
- Ao Ministério do Desenvolvimento Rural e o Ministério da Fazenda na revisão dos critérios de sustentabilidade do Plano Safra;
- Ao Ministério da Ciência e Tecnologia na construção de um pipeline de investimentos verdes, considerando seu estudo de Avaliação das
Necessidades Tecnológicas; - À Caixa na mobilização de investimentos verdes para o Brasil;
- Ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na mobilização de investimentos verdes para o Brasil;
- Ao estado de Minas Gerais na mobilização de investimentos verdes para implementar suas metas do Plano de Ação Climática;
Além disso, o Reino Unido anunciou auxílios financeiros e assistência técnica na gestão de terras indígenas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e em mercado de carbono para os estados do Acre e Mato Grosso.
Em entrevista à CNN, a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, ressaltou a importância dos aportes financeiros na área climática.
“Já investimos R$ 3,2 bilhões na área de clima, natureza e energia. Uma ampliação da nossa cooperação com o governo do Brasil. Esses projetos são muito importantes e estamos muito felizes ao anunciar esse novo pacote”, afirmou.
A embaixadora também ressaltou que o mundo tem muito o que aprender com o Brasil.
“Não só o Reino Unido, mas o mundo tem muito o que aprender com o Brasil. Estamos vendo iniciativas muito fortes na área do clima. Estamos abertos para ajudar e jogar junto com o Brasil”, concluiu Stephanie.
Compartilhe: