Faz 232 anos desde que a França teve um rei, e 154 anos desde o último imperador do país. Mas, se quisesse agora, León Marchand provavelmente receberia o título de nobreza de sua preferência.
O nadador de 22 anos virou herói nacional graças à sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, coroada com a quarta medalha de ouro, nesta sexta-feira (2), agora na prova de 200m medley.
A torcida na La Défense Arena — incluindo o presidente Emmanuel Macron — ficou completamente maluca com a mais recente vitória de Marchand, a grande estrela individual da equipe francesa em Paris 2024.
Marchand nunca pareceu exatamente desafiado ao longo da competição, apenas deslizando pela água com a força de seus braços e pernas, incentivado pelos rugidos da multidão francesa na arena.
Com gritos de “Allez!” (“vamos!”, em tradução livre) a cada momento que o nadador tirava a cabeça da água para respirar nos nados borboleta e peito, parecia haver pouca dúvida desde o início da final de que o francês conseguiria.
Leon Marchand with the home crowd @Paris2024 pic.twitter.com/nwg8vWdTgL
— Steve Knutson (@MrSteveKnutson) August 1, 2024
Quando ele tocou a parede como campeão olímpico pela quarta vez, o barulho na La Défense Arena se tornou indescritível. Os ouvidos dos espectadores seguirão zumbindo por dias.
Especialmente depois de “La Marseillaise”, hino da França, entoar pela arena acompanhada pelos gritos apaixonados do público local.
A torcida cantava o nome de Marchand antes mesmo de ele entrar na piscina, nesta sexta-feira. E ele ficou muito próximo de bater o recorde mundial da prova, apenas seis centésimos de segunda atrás da marca.
Não conseguiu o recorde mundial, mas garantiu mais um recorde olímpico que pertencia a Michael Phelps.
- Ouro: León Marchand (França): 1:54.06
- Prata: Duncan Scott (Grã-Bretanha): 1:55.31
- Bronze: Wang Shun (China): 1:56.00