quinta-feira, julho 4, 2024
InícioGeralRegião Sul tem alerta amarelo para tempestades, informa o Inmet

Região Sul tem alerta amarelo para tempestades, informa o Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou as previsões para a temperatura e o clima do Brasil, na última segunda-feira, 24. Na Região Sul, há um alerta amarelo, de “perigo potencial” para tempestades. 

De acordo com o instituto, a semana até o dia 2 de julho pode apresentar acumulados de geada e chuva. A água deve ultrapassar 60 mm no norte do Rio Grande do Sul, no sudeste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Esse cenário também vale para o norte da Região Norte e para as áreas da costa leste das regiões Nordeste e Sudeste, sem geada. 

Valores maiores que 60 mm são esperados para áreas do noroeste do Amazonas e do Pará, bem como nos Estados de Roraima e Amapá. Essas pancadas de chuva são em decorrência de uma combinação de calor com alta umidade. 

Na região Sudeste, a previsão é de chuvas significativas, que podem ultrapassar 50 mm por dia. O litoral paulista e o sul fluminense têm alerta de “perigo potencial”. Porém, o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis é considerado baixo.

Termômetro e sol aparecem para evidenciar calor em algumas regiões. Sul deve ter frio
Areas no norte de Mato Grosso, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, Rondônia e Tocantins podem registrar altas temperaturas | Foto: Vladis Chern/Shutterstock

A previsão do Inmet ainda sugere que áreas no norte de Mato Grosso, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, Rondônia e Tocantins podem registrar temperaturas que ultrapassam os 36°C. Há ainda uma tendência de tempo seco e temperaturas acima da média em parte do Sudeste e no interior das regiões Nordeste e Norte. 

Na faixa leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, as máximas não devem ultrapassar os 28°C. 

Mais ao sul do Brasil, o Inmet prevê frio. Nesse sentido, ao longo da semana, as máximas não devem ultrapassar 18°C em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio avança e deve provocar temperaturas mínimas abaixo de 10°C, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Entre os dias 29 de junho e 1° de julho, as temperaturas mínimas poderão ser inferiores a 8°C em áreas de maior altitude da região. 

Já o leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul poderão sentir temperaturas mínimas inferiores a 14°C. O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

Leia mais

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui