A Região Sul do Brasil vai encarar uma frente fria a partir desta sexta-feira, 28. A passagem da massa de ar polar deve ocorrer entre hoje e sábado 29, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Temperaturas negativas e fortes geadas estão entre os efeitos esperados para, principalmente, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná. A frente fria deve se estender até o início da próxima semana.
O frio, porém, não está limitado a essas áreas. São Paulo, por exemplo, deve ter o fim de semana mais gelado do ano. Este é o primeiro frio intenso desde o início do inverno, que já ocorre no Hemisfério Sul desde o último dia 20. Até o Rio de Janeiro deve ser submetido às sensações da frente fria.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura de São Paulo espera, para a segunda-feira 1°, mínima de 10°C. Para o fim de semana, o Inmet calcula o nível mais baixo do termômetro para 12°C, com máxima de 24°C.
Cidades da Região Sul enfrentam mínima de até -8°C
As cidades de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina, têm mínima prevista de -4°C para domingo 30 e segunda 1°. A máxima do termômetro não deve ultrapassar os 5°C.
De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense podem encarar frio de até -8°C, no fim de semana. Segundo o Inmet, a passagem da frente fria ainda pode ocasionar chuvas na metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Além de chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio”, informa o Inmet. “ Eles também devem ajudar a represar o lago Guaíba [na Grande Porto Alegre] até o domingo.”
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, a temperatura mínima prevista é de 7°C para o domingo 30. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e toda a Região Norte também podem sentir a friagem da frente fria.