Facundo Castro, um dos dois atacantes uruguaios contratado pelo Ceará para 2024, surpreendeu quando chegou ao clube, na semana passada, por falar um ótimo português mesmo sem nunca ter jogado no Brasil ou em outro país que tenha a língua como nativa.
E Castro aprendeu jogando RPG online.
“Eu jogo pela internet há mais de dez anos com pessoas aqui do Brasil e quando soube que chegaria ao Ceará comecei a aprender um pouco mais. Porque sempre falei com as pessoas online, nunca pessoalmente, então é um pouco diferente”, disse Castro.
O RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, ou seja, é preciso estar conversando o tempo todo. O preferido dele é o Lineage.
Parte da diretoria do clube soube que ele se virava bem no português no período da negociação, mas mesmo o diretor de futebol, Lucas Drubscky, se surpreendeu quando o viu pessoalmente pela fluência.
Na segunda-feira (15), Castro foi até enviado a um shopping de Fortaleza para participar de campanha de marketing para novos sócios-torcedores.
Ele foi apresentado nesta quarta-feira (17), na sede do clube, junto com o compatriota, e também Facundo, Barceló. Castro joga mais aberto e o companheiro será o centroavante do técnico Vagner Mancini.
Castro nasceu em Montevidéu, no Uruguai, e iniciou sua carreira no Defensor Sporting-URU, em 2014. Depois teve uma rápida passagem pelo Brescia-ITA e retornou ao Defensor na temporada de 2017. Em seguida transferiu-se para o Necaxa-MEX, em 2019. No mesmo ano foi negociado ao O´Higgins-CHI, no qual permaneceu até fechar com o Ceará.