segunda-feira, abril 21, 2025
InícioDestaqueReforço de policiais penais garante mais estabilidade e humanização aos presídios do...

Reforço de policiais penais garante mais estabilidade e humanização aos presídios do Piauí

Os quase 200 novos policiais penais nomeados pelo governador Rafael Fonteles já estão reforçando a segurança nos presídios do Piauí. O efetivo foi distribuído entre as 16 unidades prisionais do estado, incluindo a de Buriti dos Lopes, que será inaugurada em maio.

O incremento representa um aumento acima de 25% no número de policiais penais no Piauí. Eram cerca de 800 servidores e agora o número passa de mil. O acréscimo deve refletir positivamente na estabilidade do sistema.

“Nos permite manter o sistema equilibrado. Apesar da superlotação, o sistema é estável, quem manda é o poder público, o Estado está no controle das unidades. Aliado a esse trabalho de segurança, avançamos numa agenda muito bem definida pelo Governo Federal e pelo governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Justiça, para adequar a quantidade de presos à quantidade de vagas” explicou Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria da Justiça (Sejus).

A Sejus destaca que a chegada dos novos policiais penais representa um salto de qualidade no atendimento aos apenados. “A matéria de formação educacional, além de priorizar a dignidade da pessoa humana, passou também a explorar matérias táticas e operacionais, dando mais qualidade e oferecendo mais capacidade técnica aos nossos operadores para atuar em ambientes críticos” , avaliou Moreira.

A expectativa é que, ainda em 2025, seja iniciado um novo curso para formação de mais 200 policiais penais.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui