Hoje é impensável uma figura pública, como um esportista, não contar com redes sociais. A fama na internet se tornou uma das formas de medir o sucesso na carreira de jogadores de futebol, por exemplo. Mas especialistas alertam que isso acaba colocando os atletas em uma verdadeira encruzilhada digital.
Leia mais
Efeitos para a saúde mental
- A conexão com as redes midiáticas é constante, porém, nem sempre benéfica.
- Este contato incessante muitas vezes expõe os atletas excessivamente, gerando uma falta de privacidade.
- As críticas também podem extrapolar, afetando profundamente a saúde mental dos esportistas.
- Recentemente, o jogador Luiz Gustavo, do São Paulo, revelou ter deixado as redes sociais depois da Copa do Mundo de 2014 devido às ameaças sofridas após a competição.
- Outro exemplo é o do jogador francês Karim Benzema, ameaçado por torcedores do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por conta do rendimento abaixo do esperado.
- Ele também preferiu excluir todas as redes sociais após o episódio.
Dependência das redes sociais também é problema
Segundo um especialista ouvido pelo Jornal da USP, as críticas e comentários maldosos podem causar transtornos mentais nos atletas, como ansiedade e depressão. Com a autoestima afetada, o rendimento tende a cair de maneira significativa, causando a desvalorização da sua imagem e afetando de maneira mais intensa a saúde mental.
Em outros casos, é identificada uma verdadeira dependência das redes sociais, o que também atrapalha os esportistas.
A dependência do uso das redes sociais vem prejudicando o sono dos atletas, são vários os treinadores que atualmente vem reclamando de que eles ficam nos aplicativos, inclusive de madrugada, prejudicando o sono e a recuperação”
Hugo Tourinho, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP em Ribeirão Preto
A falta de comunicação entre atletas e dirigentes também passou a ser uma preocupação, já que antes os vestiários e centro de treinamentos eram um espaço para se conversar, discutir táticas, estratégias e para falar sobre os objetivos nas competições. Hoje, essa dependência das redes sociais de certa forma prejudica muito a comunicação entre os próprios atletas.
Em contrapartida, as redes sociais podem ser aliadas valiosas para os atletas, especialmente no âmbito financeiro e de marketing. Ao direcionar positivamente suas imagens e promover sua figura pública, eles podem atrair patrocinadores e estabelecer parcerias vantajosas. Por isso, é necessário saber como usar as ferramentas de maneira adequada.