quarta-feira, maio 21, 2025
InícioDestaqueRede municipal participa de mobilização para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo...

Rede municipal participa de mobilização para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participaram, no Centro de Formação Odilon Nunes (CEFOR), de oficina de mobilização para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O encontro reforçou a importância de inserir a temática da educação ambiental nas práticas escolares e convidou as unidades de ensino com turmas do 6º ao 9º ano a aderirem ao processo da conferência.

A oficina foi conduzida pela coordenadora da Comissão Organizadora Estadual da VI CNIJMA, Luana Batista, e reuniu profissionais de toda a rede municipal. Segundo ela, a proposta é envolver as escolas em jornadas pedagógicas que promovam debates e construções coletivas sobre justiça climática e sustentabilidade.

“É um momento que está acontecendo em todas as escolas do Brasil. Após a realização da conferência escolar, os estudantes constroem, junto ao professor facilitador, uma proposta de ação que será apresentada em etapas seguintes – estadual e nacional”, destacou Luana.

Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a VI CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e integra o calendário preparatório do Brasil para a Conferência do Clima (COP30), que acontece em 2025, em Belém (PA).

Oficina para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Foto: Ascom Semec)

As escolas interessadas em participar devem se cadastrar até o dia 5 de julho, no site oficial da conferência. A etapa estadual acontece nos dias 7 e 8 de agosto, em Teresina, e a etapa nacional será realizada no dia 11 de outubro, em Brasília.

A conferência escolar é o ponto de partida do processo. A partir de debates e reflexões sobre o tema, os estudantes desenvolvem um projeto de ação, elegem um(a) delegado(a) e um suplente (crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos), além do(a) educador(a) que os acompanhará nas etapas seguintes. A vivência pode ser articulada com a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), fortalecendo a construção de uma escola mais sustentável e consciente.

Ao longo das cinco edições anteriores da conferência (de 2003 a 2018), mais de 20 milhões de pessoas participaram do processo, envolvendo educadores, estudantes, gestores e representantes do meio ambiente em todo o país.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) incentiva a adesão das escolas municipais à VI CNIJMA como uma oportunidade de formação cidadã, ambiental e participativa, onde os estudantes são protagonistas da transformação que desejam ver em suas comunidades e no planeta.


MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui