O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Segundo o MEC, apenas 12 redações alcançaram a nota 1000. O número é consideravelmente menor do que no ano anterior, quando 60 participantes tiraram a nota máxima.
Especialistas consultados pela CNN disseram que o aumento do rigor na correção foi um dos motivos para essa baixa no número de notas mil.
Sérgio Paganim, professor de redação do Curso Anglo, pontuou que a banca corretora “provavelmente cobrou mais articulação do repertório em relação ao texto que o candidato estava produzindo, em especial pensando que é um tema relativamente fácil“.
Ele também destacou que, nos anos anteriores, as redações nota mil tinham alguns desvios que eram tolerados pelos corretores. Agora, a banca pode ter tido um olhar mais apurado para dizer que os textos nota máxima precisam ser perfeitos em relação aos critérios de correção.
O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação, também acredita que a correção foi mais criteriosa, até porque o número de notas entre 950 até 1000 caiu consideravelmente.
“Foram 56 mil no ano passado e agora foram 38 mil, notando uma diminuição também nesse patamar, que é um patamar de notas muito altas”, disse.
Apesar do maior rigor de correção, a pontuação média da redação foi de 660, apresentando um aumento considerável em relação ao ano anterior, quando a nota média foi de 645.
Celedônio comentou que provavelmente houve uma elevação das notas intermediárias da redação devido ao tema mais acessível. Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“O tema de 2024 está mais no cotidiano, dialoga com o conteúdo historicamente presente no currículo, tem a Lei 10.639 de 2003 — que completou mais de 20 anos — sobre a influência africana na cultura brasileira, o Dia da Consciência Negra, inclusive agora como feriado nacional. Tudo isso facilita na compreensão da proposta e na construção de argumentos“, afirmou.
O resultado do exame foi divulgado nesta segunda-feira (13). Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e da redação na página do participante.