As retas finais frustrantes do Brasileirão colocaram Red Bull Bragantino e Botafogo frente a frente e, nesta quarta (13), os times definem o primeiro confronto brasileiro da Libertadores de 2024 por uma vaga na fase de grupos. Após a vitória do Glorioso por 2 a 1 no Rio de Janeiro, a bola rola a partir das 21h30 (de Brasília) no Nabi Abi Chedid, a casa do Massa Bruta em Bragança Paulista.
O encontro na terceira fase preliminar entre os times só acontece pela queda brusca nas últimas rodadas da Série A. O Botafogo esteve no G4 entre a primeira e a 36ª rodada, mas terminou em quinto lugar. O Red Bull Bragantino teve a vaga direta na fase de grupos entre as rodadas 24 e 34, mas terminou na sexta colocação. Os resultados frustrantes tiveram diferentes impactos nos clubes.
Em Bragança Paulista, houve a manutenção do trabalho de Pedro Caixinha – no cargo desde janeiro de 2023 – e da base da equipe. Em relação ao jogo contra o Botafogo pela 34ª rodada do Brasileirão, em 12 de novembro, o Red Bull Bragantino pode ter até nove jogadores que atuaram naquela partida como titulares nesta quarta.
Já pelo lado carioca, a perda do título causou uma reformulação no departamento de futebol. Nem mesmo Tiago Nunes, que assumiu o Botafogo em outubro, segue no cargo. O técnico foi demitido no fim de fevereiro e Fábio Matias – que trocou o Sub-23 do Red Bull Bragantino pelo Glorioso em janeiro – vai para a sexta partida como interino.
As mudanças também atingiram o elenco alvinegro. Dos 15 atletas utilizados no confronto citado pelo Brasileirão, sete deixaram o clube, sendo cinco titulares: Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Victor Sá. Por outro lado, o Botafogo contratou 10 reforços para 2024, dos quais cinco devem ser titulares no Nabi Abi Chedid.
Além da vantagem construída no jogo de ida, no Nilton Santos, o Botafogo tem uma série de marcas históricas a seu favor no confronto desta quarta (13). O clube carioca, por exemplo, jamais perdeu um mata-mata de Libertadores após sair na frente no confronto. Foram três oportunidades e três classificações – veja mais aqui.
O Glorioso também tem um retrospecto positivo diante do Red Bull Bragantino. Desde 2022, os times enfrentaram-se cinco vezes, com quatro vitórias e um empate – este último em Bragança Paulista, pela 34ª rodada do Brasileirão de 2023. Ao todo, são 24 jogos entre os clubes, com apenas sete triunfos do Massa Bruta e sete empates.
Com a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos, o Botafogo entrará em campo com a vantagem do empate para classificar-se à fase de grupos da Libertadores. Caso o Red Bull Bragantino vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Qualquer triunfo com placar mais elástico sobre o Alvinegro dará a vaga ao Massa Bruta.
Vale destacar que o time eliminado disputará a Sul-Americana, enquanto o vencedor garante uma premiação milionária pela presença nos grupos da Libertadores.
Red Bull Bragantino:Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Jadsom), Eric Ramires e Lincoln; Helinho, Thiago Borbas e Eduardo Sasha – Técnico: Pedro Caixinha.
Botafogo:Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal (Hugo); Gregore, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Savarino e Tiquinho Soares – Técnico: Fábio Matias.
- Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
- Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
- Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Jhon Hinestroza (COL); VAR: Juan Lara (CHI)
- Onde assistir: ESPN, Star+, Globoplay e ge.