A Receita Federal liberou nesta terça-feira, 1º, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no site e no aplicativo do governo federal. O período para entrega das declarações começou em 17 de março e vai até 30 de maio.
Questões técnicas e operacionais atrasaram a liberação da pré-preenchida neste ano. O Fisco tem expectativa de que a ferramenta seja usada para mais da metade das declarações, cerca de 57% do total de 46,2 milhões de declarações previstas. O uso dessa alternativa cresceu de 7% do total de entregas em 2022 para 41% em 2024.
o portal da receita federal sobrecarregado igual site de ingresso de show agora que a declaração pré-preenchida foi liberada
— Beltrão (@iDeeh_) April 1, 2025
Ao longo desta terça-feira, contribuintes relataram dificuldades para acessar a pré-preenchida. Há relatos nas redes sociais de que a plataforma não funciona. Entre as pessoas que conseguiram acessar a ferramenta, há reclamações de que os dados não foram computados.
A declaração pré-preenchida muda o foco da coleta e do preenchimento das informações pelos contribuintes. As pessoas devem apenas fazer uma revisão dos dados que a Receita Federal já tem, o que evita erros e agiliza a entrega da declaração.
Só aqui que a pré-preenchida do Imposto de renda não puxou NADA?
É bug?
— Fábio Quadros (@fabioquadros_) April 1, 2025
Entretanto, é necessário completar o que não estiver preenchido e atualizar informações. É recomendável ter em posse os documentos para conferir os dados presentes na pré-preenchida.
A partir deste ano, a ferramenta disponibiliza informações sobre contas bancárias no exterior, enviadas à Receita Federal pelos países estrangeiros. Outra novidade é o término da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como título de eleitor.
Parece que a Receita Federal aderiu ao 1º de abril e enganou todo mundo, dizendo que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda começaria hoje. 🤡 pic.twitter.com/LxTapPFGmW
— Fernando Tadeu Ginez Fabretti (@ffabretti) April 1, 2025
A declaração pré-preenchida ajuda o declarante a avançar na fila da restituição. Os principais critérios continuam sendo os casos previstos em lei e a data de entrega da declaração, mas a opção pelo preenchimento direto no site ou no aplicativo e a opção por receber os valores via Pix também contam.
Como acessar a declaração pré-preenchida
Para usar a declaração pré-preenchida, é preciso ter uma conta prata ou ouro na plataforma gov.br. A conta de nível prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou dada validação dos dados pessoais em um dos 14 bancos credenciados.
Não dá, só vem mensagem de erro na pré-preenchida. Uma porcaria!
— lalirith (@rara_idade) April 1, 2025
Já para ter uma conta ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Para quem não faz a própria declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CPF ou CNPJ, o que evita o compartilhamento da senha de acesso à plataforma.