sábado, setembro 28, 2024
InícioPolíticaReceita Federal poderá enviar supostas provas de lavagem de dinheiro ao MPF...

Receita Federal poderá enviar supostas provas de lavagem de dinheiro ao MPF e PF

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal editou uma portaria para determinar que os auditores que se depararem com indícios de crimes de lavagem de dinheiro enviem as provas diretamente para órgãos de investigação, como o próprio MPF e a Polícia Federal (PF).

A nova medida foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (17) e entrará em vigor a partir do dia 1º de fevereiro. As mudanças atendem a sugestões feitas pelo MPF em 2022. Segundo o órgão, a nova determinação deve ampliar e facilitar o trabalho dos dois órgãos no enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro.

A norma anterior estabelecia que, nos casos de indícios de lavagem, a Receita não podia encaminhar as evidências indicativas do crime. Os auditores ficavam limitados a apresentar uma representação, sem fornecer detalhes ou informações sobre esses indícios. Segundo o MPF, a antiga norma tornava mais difícil para o Ministério Público e a PF iniciarem as investigações.

Para o coordenador do Grupo de Apoio sobre Lavagem de Dinheiro, Crimes Fiscais e Investigação Financeira, procurador Henrique Lopes, o antigo regulamento dificultava as investigações.

Imagina que, numa fiscalização aduaneira, a Receita encontrasse drogas dentro de um contêiner. Ela obviamente vai acionar a polícia e o Ministério Público e vai entregar a droga apreendida. Agora, se ela encontrasse um caso de lavagem e não de tráfico de drogas, ela não poderia mandar o que equivaleria às ‘drogas’ da lavagem 

Henrique Lopes

Em 2020, o MPF e a Receita Federal assinaram um acordo de cooperação interinstitucional com o objetivo de estreitar a atuação entre os dois órgãos em matérias de interesse mútuo, principalmente, no enfrentamento dos ilícitos penais fiscais.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui