domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaReceita Federal lança ferramenta para proteger CPF; veja como acessar

Receita Federal lança ferramenta para proteger CPF; veja como acessar

As tentativas de fraude e outros golpes representam uma grande dor de cabeça para os brasileiros. Mas agora, os cidadãos terão mais uma ferramenta para ampliar a segurança digital e a proteção dos dados. A Receita Federal lançou um novo sistema chamado “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”.

Leia mais

Criminosos podem usar o CPF de pessoas para praticar golpes (Imagem: Minerva Studio/Shutterstock)

Ferramenta gratuita e válida para todo o território brasileiro

  • Segundo a Receita Federal, a nova ferramenta vai impedir que o CPF das pessoas seja incluído de forma indesejada e fraudulenta no quadro societário de empresas e demais sociedades.
  • A ferramenta é gratuita e valerá para todo o território brasileiro.
  • Além disso, abrange todos os órgãos registradores (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB) e alcança todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI e Inova Simples.
  • Caso o cidadão deseje abrir um negócio no futuro e precise, dessa forma, participar de algum CNPJ, será possível reverter o impedimento através da mesma ferramenta.
CPF como documento único
Mais de 155 milhões de brasileiros poderão se beneficiar da nova ferramenta (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Como ativar a proteção do CPF

Para acionar a proteção do CPF, o cidadão precisará acessar o atual Portal Nacional da Redesim (clique aqui) ou o canal de Serviços Digitais da Receita Federal (acesso pelo link). Após, é necessário selecionar a opção “Proteger meu CPF” e entrar no sistema com sua conta GOV.BR.

De acordo com a Receita Federal, mais de 155 milhões de brasileiros podem se beneficiar da nova ferramenta. O cálculo é feito com base no números de contas cadastradas no Governo Federal.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui