sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEconomiaReceita Federal diz que 600 mil declarações estão na malha fina

Receita Federal diz que 600 mil declarações estão na malha fina

Mais de 600 mil declarações do Imposto de Renda 2024 caíram na malha fina. O número representa 2,5% do total de declarações com direito à restituição (27,1 milhões). No total, o governo recebeu 45,2 milhões de declarações neste ano. 

O pagador de impostos pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do site da Receita Federal.

O cálculo de declarações irregulares faz parte de uma análise sobre os números das restituições que o governo liberou nos cinco primeiros lotes. Cerca de 60% do total de declarações entregues têm imposto a restituir. 

Nesta segunda-feira, 23, a partir das 10h, o Ministério da Fazenda abre a consulta ao quinto e último lote de restituição. Com ele, a Receita Federal encerrará o pagamento das restituições que não apresentaram inconsistência.

As documentações com inconsistências têm diminuído ao longo dos anos. Em 2023, o Fisco reteve 1,3 milhão de restituições com alguma pendência. A estimativa do órgão para este ano é de uma retenção na malha de 2% de declarações sobre o total que os pagadores de impostos comunicaram ao sistema.

Em 2023, o governo arrecadou R$ 2,3 trilhões em tributos federais. O valor é inferior a 2022 e preocupa o Ministério Fazenda, em razão dos déficits acumulados.

Saiba como sair da malha fina

O canal para regularização está disponível na internet com acesso por computadores e dispositivos móveis, como celulares e tablets. No mesmo sistema, o pagador de impostos pode consultar eventuais pendências. Nesse caso, é só acessar o serviço “Pendências de malha”.

Quando o pagador de impostos envia a Declaração de Imposto de Renda, o sistema analisa os dados. Além de verificar as informações, o Fisco compara tudo aquilo que foi fornecido por outras entidades. Assim, estabelece um cruzamento de informações.

Receita Federal estima para 2024 uma retenção na malha fina de 2% de declarações sobre o total recebido pelo sistema do governo | Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Receita Federal estima para 2024 uma retenção na malha fina de 2% de declarações sobre o total recebido pelo sistema do governo | Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Veja quais são os principais erros na declaração

  • Omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou informa em valor inferior. Muitas vezes, isso acontece com os rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;
  • Omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos com menos de 18 anos de idade fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Toda remuneração recebida pelo dependente deve ser declarada;
  • Despesas médicas não confirmadas: quando o valor declarado como despesa médica não foi confirmado pelo profissional, clínica ou hospital;
  • Despesas médicas não dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução: massagista, nutricionista, enfermagem, compra de óculos, cadeira de rodas, medicamentos, vacinas, testes de farmácia. A exceção é quando essas despesas integram a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Veja também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui