A cada temporada, a National Football League (NFL) vem quebrando recordes de arrecadação que a colocam como a maior liga do mundo em receitas. A receita da NFL em 2023 chegou a cerca de US$ 20 bilhões (18,7 bilhões, segundo a Deloitte Annual Review of Football Finance). O valor é equivalente a R$ 107,8 bilhões.
O valor total de R$ 23,4 bilhões da publicidade no Brasil veio dos seguintes segmentos: televisão aberta: R$ 9,28 bilhões (39,6% do total); internet: R$ 8,96 bilhão (38,2% do total); mídia exterior: R$ 2,53 bilhão (10,8% do total); televisão por assinatura: R$ 1,16 bilhão (5,0% do total); rádio: R$ 975,8 milhões (4,2% do total); jornal: R$ 367,6 milhões (1,6% do total); revista: R$ 86,2 milhões (0,4% do total); cinema: R$ 68,0 milhões (0,3% do total).
Tamanha diferença, conforme afirma a Oeste Paulo Azevedo, doutor em Administração e professor de estratégia financeira do Ibmec São Paulo, se deve, em grande parte, ao potencial da mídia norte-americana. Há décadas, ela é capaz de criar valor em atividades dos mais diversos tipos. A NFL é um dos expoentes deste modelo bem-sucedido.
“A criação desse valor gera a possibilidade de apropriação de valor, como é estudado em estratégia empresarial”, afirma o especialista. Neste sentido, a publicidade se encaixou à própria cultura norte-americana, apreciadora do esporte há mais de um século. E se utilizou dele para gerar receitas.
“Os clientes que veem valor nos produtos estão dispostos a pagar mais por eles”, observa Azevedo. “Isso ajuda na venda de ingressos, na compra de produtos derivados do evento e na fidelização de clientes.”
Equipes da NFL também lucraram
A temporada de 2024-2025 se encerra no próximo domingo, 9, com a partida entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles.
Este jogo final, conhecido como Super Bowl, reúne, em um evento que engloba patrocínios milionários e show de artistas de peso, os vencedores Conferência Americana (AFC) e da Conferência Nacional (NFC), durante a temporada regular.
Somente este jogo gera uma receita de pelo menos US$ 3 bilhões. Todas as equipes participantes da temporada, porém, lucraram.
Cada uma das 32 equipes da liga recebeu US$ 372 milhões (R$ 2,1 bilhões). Os recursos vieram de direitos de transmissão nacionais, patrocínios, venda de produtos licenciados e licenciamentos e foram distribuídos pela NFL, que ficou com uma parte do lucro.