sábado, fevereiro 8, 2025
InícioEconomiaReceita da NFL é cinco vezes maior do que a publicidade no...

Receita da NFL é cinco vezes maior do que a publicidade no Brasil

A cada temporada, a National Football League (NFL) vem quebrando recordes de arrecadação que a colocam como a maior liga do mundo em receitas. A receita da NFL em 2023 chegou a cerca de US$ 20 bilhões (18,7 bilhões, segundo a Deloitte Annual Review of Football Finance). O valor é equivalente a R$ 107,8 bilhões.

O valor total de R$ 23,4 bilhões da publicidade no Brasil veio dos seguintes segmentos: televisão aberta: R$ 9,28 bilhões (39,6% do total); internet: R$ 8,96 bilhão (38,2% do total); mídia exterior: R$ 2,53 bilhão (10,8% do total); televisão por assinatura: R$ 1,16 bilhão (5,0% do total); rádio: R$ 975,8 milhões (4,2% do total); jornal: R$ 367,6 milhões (1,6% do total); revista: R$ 86,2 milhões (0,4% do total); cinema: R$ 68,0 milhões (0,3% do total).

Tamanha diferença, conforme afirma a Oeste Paulo Azevedo, doutor em Administração e professor de estratégia financeira do Ibmec São Paulo, se deve, em grande parte, ao potencial da mídia norte-americana. Há décadas, ela é capaz de criar valor em atividades dos mais diversos tipos. A NFL é um dos expoentes deste modelo bem-sucedido.

“A criação desse valor gera a possibilidade de apropriação de valor, como é estudado em estratégia empresarial”, afirma o especialista. Neste sentido, a publicidade se encaixou à própria cultura norte-americana, apreciadora do esporte há mais de um século. E se utilizou dele para gerar receitas.

“Os clientes que veem valor nos produtos estão dispostos a pagar mais por eles”, observa Azevedo. “Isso ajuda na venda de ingressos, na compra de produtos derivados do evento e na fidelização de clientes.”

Equipes da NFL também lucraram

A temporada de 2024-2025 se encerra no próximo domingo, 9, com a partida entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles.

Este jogo final, conhecido como Super Bowl, reúne, em um evento que engloba patrocínios milionários e show de artistas de peso, os vencedores Conferência Americana (AFC) e da Conferência Nacional (NFC), durante a temporada regular.

Somente este jogo gera uma receita de pelo menos US$ 3 bilhões. Todas as equipes participantes da temporada, porém, lucraram.

Cada uma das 32 equipes da liga recebeu US$ 372 milhões (R$ 2,1 bilhões). Os recursos vieram de direitos de transmissão nacionais, patrocínios, venda de produtos licenciados e licenciamentos e foram distribuídos pela NFL, que ficou com uma parte do lucro.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui