terça-feira, abril 1, 2025
InícioEconomiaReajuste de até 5,06% nos medicamentos entra em vigor em abril

Reajuste de até 5,06% nos medicamentos entra em vigor em abril

A partir da próxima terça-feira, 1º de abril, os preços dos medicamentos nas farmácias vão ter um reajuste de até 5,06%, conforme determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Maurício Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Ceará, explica que a correção não é uma decisão das farmácias, mas um acordo entre o governo federal e a indústria farmacêutica.

Ele afirma que as empresas apenas repassam o aumento determinado e que o impacto será menor que os aumentos registrados em anos anteriores.

Embora o reajuste máximo seja de 5,06%, o impacto real nos preços pode variar conforme o tipo de medicamento. A Cmed ajusta os valores de acordo com a concorrência do mercado.

Os consumidores, no entanto, ainda podem encontrar os preços antigos por cerca de dez dias depois da oficialização do aumento — pois as farmácias demoram a repassar os ajustes.

Reajuste de medicamentos é o menor desde 2018

Este reajuste é o menor desde 2018, quando os preços dos medicamentos subiram, em média, 2,4%. Nos anos seguintes, o aumento foi mais acentuado, com os maiores reajustes registrados em 2021 e 2022, de 10,08% e 10,89%, respectivamente.

A composição do aumento leva em consideração a inflação, a produtividade da indústria e ajustes internos do setor.

Em 2024, além do reajuste anual, a alta do ICMS em 2023 também impactou o preço final dos medicamentos, com um acréscimo de 3% nos valores. A regulação dos preços dos medicamentos ocorre anualmente desde 2003, com base em uma fórmula que inclui diversos fatores econômicos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui