Diante das enchentes ocorridas em Picos, a rápida mobilização das equipes estaduais foi crucial para atender às necessidades das mais de 3 mil pessoas desabrigadas na região. Os resgates emergenciais, o fornecimento de donativos e a disponibilização de abrigos temporários foram as principais ações realizadas no município. Quem perdeu tudo ressalta a importância da ajuda do poder público.
Maria Claudeia, assistente social, é uma das moradoras da região atendida. Ela conta que, no momento do desespero, a ação do poder público foi imediata. “Foi uma situação devastadora. Tivemos a rápida ação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e prefeitura. Todo mundo que morava aqui está em casa de amigos e de parentes, porque não temos estrutura emocional para continuar aqui”, explica.
Jenilse Araújo, administradora de empresas, conta que foram muitos danos materiais. “Nós presenciamos o desespero dos nossos vizinhos. São muitas casas comprometidas. Todo o pessoal da prefeitura e dos bombeiros estão com a gente, mas a situação é difícil e tememos as próximas chuvas, porque o inverno está só começando”, acrescenta.
Ações emergenciais
O Governo do Estado está realizando várias ações para minimizar os impactos causados pelas chuvas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) está trabalhando na recuperação das rodovias danificadas, como é o caso da PI-357. A Secretaria da Assistência Social (Sasc) tem acompanhado de perto as vítimas, oferecendo orientações e realizando a distribuição de materiais.
Já o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) seguem em operação, monitorando e respondendo às ocorrências. Dentre as ações da Sedec, estão a realização de campanhas de arrecadação, que, até o momento, beneficiaram 300 famílias com 300 cestas básicas, 300 kits de materiais de limpeza e 600 kits de higiene. Outra ação é a limpeza das ruas e remoção dos destroços.
Além disso, equipes de assistentes sociais e psicólogos da Defesa Civil percorreram os bairros mais afetados pelas chuvas, conversaram com as famílias, realizaram um levantamento para entender as necessidades dos moradores e efetuaram o cadastro para o recebimento de ajuda humanitária.
A população também recebeu o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Ministério antecipou o pagamento do Bolsa Família para 13.252 famílias beneficiárias da cidade, com o repasse realizado no último dia 20 de janeiro.
Atendimento
Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros, através do (86) 99429-7268, e Defesa Civil do Estado, no (89) 9450-6787.
Ajude Picos
Os itens para doação são: alimentos, água, lençóis, materiais de limpeza e artigos de higiene.
O material pode ser doado nos seguintes pontos de arrecadação:
– Escola Normal Oficial – Rua São Sebastião, 49, Centro;
– 3º Batalhão de Engenharia de Construção – avenida Senador Helvídio Nunes, Jardim Natal;
– Defensoria Pública – Avenida Deputado Sá Urtiga, 1020, bairro Bomba;
– Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rua Marcos Parente, 150, bairro São Sebastião.