Jogador do São Paulo Futebol Clube na década de 1990, o ex-meia Raí visitou uma invasão do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Arapongas (PR). Durante a visita, que ocorreu no último domingo, 10, o ex-atleta participou da primeira Copa da Reforma Agrária do Paraná — torneio de futebol do MST.
Além de participar da competição esportiva, Raí, que também jogou no Paris Saint Germain, da França, cantou músicas populares brasileiras. Algumas canções eram relacionadas à reforma agrária e ao movimento invasor de terras.
Além disso, o ex-atleta visitou a Copran, uma cooperativa que se dedica à produção e comercialização de derivados de leite.
Raí fez propaganda do MST em Paris
Conhecido pelo engajamento político voltado à esquerda, Raí participou, em junho deste ano, de um comício em Paris. No evento na capital da França, o ex-jogador discursou contra o crescimento da direita no país. O comício foi organizado pela coalizão de esquerda Nova Frente Popular.
O comício também contou com a participação do cantor Chico Buarque. Ao lado de Raí, ele fez propaganda do MST.
A manifestação fez outro brasileiro se manifestar. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o ex-nadador Thiago Pereira cobrou coerência por parte da dupla que participou do evento contra a direita francesa. “Fala para ele dar a terra dele para os que não têm”, afirmou. “Invadir a dos outros é fácil.”