Ídolo do São Paulo e do Paris Saint-Germain, Raí participou de uma manifestação contra o avanço da ultradireita francesa, nesta quarta-feira (3), em Paris.
O ex-jogador de 59 anos tem cidadania francesa e completou, recentemente, um mestrado em políticas públicas numa prestigiada universidade do país europeu.
Ao subir no palco, Raí foi muito exaltado pelo público presente à manifestação, e iniciou seu discurso citando o que teria visto no Brasil durante o governo Bolsonaro.
Conheço bem a extrema direita, o que eles fazem de melhor é mentir. No Brasil, vivemos um pesadelo. Quatro anos de misoginia, quatro anos de homofobia, preconceito
Raí, ex-jogador de futebol
Veja abaixo, em francês:
Raí, ancien footballeur du PSG : « L’extrême droite je connais bien, ce qu’il font le mieux c’est mentir. Au Brésil, on a vécu un cauchemar. 4 ans de misogynie, 4 ans d’homophobie, de préjugés.”
Suivez notre direct 👉 pic.twitter.com/d0s5B4AJ1l
— Mediapart (@Mediapart) July 3, 2024
Nos últimos dias, diversas personalidades francesas entraram em campanha para tentar frear o avanço da ultradireita no país. No domingo passado (30), o partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, obteve ganhos históricos para vencer o primeiro turno das eleições parlamentares da França.
O resultado, no entanto, dependerá de dias de construção de alianças antes da corrida para votos na próxima semana.
Antes da disputa da Eurocopa, o craque francês Kylian Mbappé chamou a atenção ao se manifestar politicamente contra a ultradireita, algo raro entre jogadores, e convocar jovens a participarem da eleição.
Veja abaixo: