A judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro nas Olimpíadas Rio 2016, utilizou as redes sociais para agradecer o apoio da torcida durante os Jogos de Paris 2024. Durante o desabafo, a atleta revelou a dificuldade de não ter conquistado a medalha e confessou que tentou tirar a própria vida depois de ser suspensa das Olimpíadas de Tóquio 2020 por doping.
Rafaela Silva desabafou sobre as dificuldades que enfrentou depois de ser suspensa por doping e a retomada da carreira. A suspensão ocorreu durante os Jogos de Tóquio 2020, e a atleta compartilhou a dor e o impacto emocional que isso causou em sua vida.
Nos Jogos de Paris 2024, Rafaela Silva participou, mas foi derrotada pela sul-coreana Mimi Huh na segunda-feira 29. Na disputa pelo bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, foi desclassificada por uma técnica ilegal, fato que lembrou sua desclassificação em 2012, quando fez sua estreia olímpica.
“Escrever algo nesse momento é muito difícil”, iniciou a atleta. “Comecei a treinar judô há 27 anos atrás e hoje sigo treinando tão duro quanto antes, ou até mais. Gostaria de estar aqui apenas para agradecer o apoio de vocês com a concretização material da medalha. Mas hoje a minha medalha não está visível no meu pescoço, e sim no coração.”
Rafela Silva afirmou que há 3 anos atrás pensou, “por algumas ocasiões”, até em “tirar a minha vida” quando pensou que não seria mais possível lutar judô. Declarou que o esporte é sua vida e o que “ama” fazer.
“Em relação ao resultado, sinto que falhei por não ter conseguido uma medalha no fim da competição”, disse. “Mas ao mesmo tempo, consigo dormir em paz, pois tenho a certeza que eu me entreguei 100% em cada competição do meu ciclo olímpico, e principalmente ontem: em cima do tatame em Paris2024.”
A atleta destacou ter sentido o “apoio e entrega” da torcida brasileira presente no ginásio, assim como os que estavam “em casa e até mesmo dos que me encontraram nas ruas de Paris”.
“Isso só me dá ainda mais certeza de que posso ficar orgulhosa com o que eu entreguei no tatame. Amo vocês e seguirei buscando mais e mais! É uma honra poder levar essas cores no peito”, finalizou Rafaela.
Rafaela Silva tem carreira marcada por conquistas
Rafaela Silva tem uma carreira brilhante no judô, sendo a primeira brasileira a conquistar um título mundial no esporte. Ela também é campeã olímpica e pan-americana, com uma trajetória marcada por conquistas significativas.
Nascida na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, Rafaela superou inúmeras adversidades para se tornar uma das maiores judocas do mundo.
Além das desclassificações em 2012 e 2024, a atleta sempre demonstrou resiliência e determinação para superar os desafios.
Em 2023, Rafaela conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, tornando-se a primeira atleta da história do judô brasileiro, tanto entre homens quanto mulheres, a ser campeã olímpica, mundial e pan-americana. Em Paris 2024, Rafaela chegou às semifinais e expressou satisfação com o resultado, fruto de muito esforço e trabalho duro.