O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (30), a Central de Diagnósticos e a sala de tomografias do Hospital Dr. Júlio Hartman, na cidade de Esperantina. O equipamento de tomografia servirá tanto aos pacientes que estão internados no hospital quanto à população que buscar o serviço de exames na central. Os exames passarão a ser ofertados à população a partir da próxima segunda-feira (06).
Segundo o governador, o serviço representa um avanço da saúde no interior do estado. “Essa é uma obra de grande impacto social. A cidade passa a ter agora exames de imagem como raio x, densitometria, endoscopia, mamografia, ultrassom, tomografia, exames laboratoriais com agilidade, eficiência e tudo gratuito para o povo de Esperantina e região. A partir de segunda, dia 06, já teremos tudo funcionando, inclusive com consultas com especialistas através do Piauí Saúde Digital. É a qualidade da saúde no interior melhorando bastante aqui no estado”, disse.
Já o secretário de Saúde, Antonio Luiz, ressaltou a amplitude do atendimento. “Não só Esperantina, mas todos no entorno poderão usar essa Central Diagnóstica e fazer exames com rapidez, com hora marcada, gratuitamente”, afirmou.
O superintendente de Gestão da Sesapi, Jonatas Melo, explica como será o uso compartilhado do equipamento de tomografia. A secretaria investiu R$ 1.433.370,00 para a implantação deste equipamento. “Nas cidades em que a Central Diagnóstica está sendo instalada, existe um hospital de gestão do Estado. Estamos disponibilizando a tomografia dentro do hospital para servir tanto aos pacientes que estão internados como, em outro período do dia, será usado pela Central de Diagnósticos nos atendimentos eletivos. Então, a Central é ao lado do hospital, o fluxo de atendimento já está desenhado para que a gente consiga atender toda a população”, comentou.
O médico José Neto explicou a importância do novo equipamento. “É uma máquina moderna, que vai suprir a nossa necessidade para exames ginecológicos, auxílio para as gestantes no pré-natal. Vai desocupar um pouco o hospital e garantir mais produtividade nos exames”, destacou.