O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta segunda-feira (23), a reforma e ampliação do Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Francisco Antônio da Silva, em São Braz do Piauí. Durante a cerimônia, Fonteles anunciou a construção de uma quadra esportiva para a escola.
Rafael Fonteles destacou que o compromisso com a educação pública no Piauí tem como princípio “não deixar ninguém para trás”. Ele ressaltou a importância de oferecer oportunidades educacionais para todas as gerações. “A educação é libertadora. Nesse mesmo espaço, à noite, as pessoas poderão cursar as etapas da EJA correspondentes ao ensino fundamental e médio. Isto é uma alegria para a geração a quem foi sonegado o direito de estudar. E a gente ganhou a eleição dizendo que ia governar para todos e todas. A gente quer os adultos, os idosos, todos aqui de noite estudando, seja no processo de alfabetização, ou fazendo o ensino fundamental, médio ou técnico. Também teremos uma quadra esportiva”, afirmou.
Para Washington Bandeira, o avanço demonstra o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em implementar o que chama de “choque educacional”. “A escola tem merenda boa, que vem da agricultura familiar. Além disso, vamos construir uma quadra poliesportiva com início das obras no ano que vem. Em todos os municípios do Piauí, estamos com 50 escolas entregues e mais de 300 obras em andamento”, enumerou o secretário.
A prefeita de São Braz do Piauí, Deborah Cardoso, também participou da solenidade e expressou sua gratidão pela entrega da obra. “Eu estudei nesse colégio da oitava série ao terceiro ano. Apesar de nós não termos a estrutura que nós temos hoje, a nossa educação sempre foi de qualidade. São Braz sempre foi destaque dos professores em português e matemática. Quero agradecer mesmo, porque, hoje, São Braz tem um colégio com estrutura para receber não só os jovens, mas também as pessoas da terceira idade”, avaliou a prefeita.
Comunidade escolar aprova mudanças
O Ceti Francisco Antônio da Silva passou por uma ampla reforma, que incluiu melhorias na infraestrutura. Agora, o prédio conta com climatização, refeitório, laboratórios de ciências e informática, vestiários com chuveiros e uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.
Larissa Dias Silva, estudante do Ceti, destacou como a nova infraestrutura impacta positivamente a rotina escolar. “Está sendo uma grande conquista para a gente. A gente sempre prezou muito pela educação, a escola e o ensino e o ambiente escolar. Então, realmente está sendo uma realização para todos nós alunos”, afirmou.
Elizete Costa, diretora do Ceti, celebrou a transformação e reforçou o impacto para a comunidade. “A alegria é não só da comunidade escolar, mas de toda a comunidade do município. Nós não tínhamos estrutura física da escola e hoje nós temos. Mesmo com uma estrutura que a gente não tinha, a gente conseguiu bons resultados. Então, com certeza, com toda essa estrutura, nós vamos obter resultados excelentes”, finalizou.