Com a celebração do Oscar se aproximando, os estudantes que apreciam a sétima arte podem se inspirar a seguir a carreira de cinema. O curso universitário abre oportunidades para quem sonha em dirigir, roteirizar ou produzir filmes.
A CNN selecionou cinco universidades, entre públicas e privadas, que oferecem o curso de cinema. Todos têm duração de quatro anos e são presenciais. Confira:
UFSC, em Santa Catarina
O curso de cinema na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi o primeiro na área de artes da universidade. Segundo a instituição, o objetivo é formar profissionais qualificados para várias atividades no campo de audiovisual, como realização, distribuição, exibição, crítica, implantação de políticas culturais e pedagogia do cinema.
USP, em São Paulo
O curso de audiovisual da USP (Universidade de São Paulo) prepara os estudantes para o mercado não só cinematográfico, mas também publicitário, de televisão segmentada, emissoras abertas ou plataformas de internet. Outra possibilidade é seguir carreira acadêmica.
Diferentemente das outras universidades, o curso é ministrado em tempo integral.
UnB, em Brasília
Na UnB (Universidade de Brasília), o curso é de audiovisual e, segundo a universidade, a grade rompe com os currículos tradicionais ao ensinar os alunos habilidades técnicas e teóricas para trabalhar em empresas de mídia e produtoras independentes.
UFRB, na Bahia
O objetivo do curso de cinema e audiovisual da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) é formar um profissional com domínio das linguagens e ampla visão do campo estético, ético e técnico do audiovisual.
Faap, em São Paulo
A Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) é uma faculdade privada na cidade de São Paulo focada em cursos de comunicação. Na graduação em cinema, os alunos aprendem habilidades de todas as etapas e áreas técnicas: roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, direção de som, trilha sonora, história do cinema brasileiro, linguagem contemporânea, documentário, preparação de elenco, distribuição, exibição e legislação.
ESPM, em São Paulo
A ESPM é uma faculdade particular com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas, até o momento da publicação desta nota, o curso era oferecido apenas em São Paulo. A matriz curricular da graduação é dividida em ciclo de preparação profissional e ciclo de inserção profissional.