A previsão do tempo para esta semana pode não ser muito animadora para quem pretende aproveitar o feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), para viajar. Pelo menos, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Nordeste e Sul, as condições são mais favoráveis.
Uma frente fria formada no Sul na segunda-feira (11) deve criar um corredor de umidade a partir da Amazônia que provavelmente vai deixar o clima instável em boa parte do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o G1.
Clima deve ficar instável na região central do Brasil ao longo da semana e no feriadão
“Na sexta-feira, essa frente fria já vai estar se desconfigurando“, disse o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1. “Mas ela vai canalizar a umidade da Amazônia, passando por todo o centro do país.“
Por isso, as temperaturas devem ficar amenas em grande parte do Norte, Centro-Oeste e Sudeste no feriado.
Caetano Mancini, mestre em meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e meteorologista da Tempo OK, mencionou dois pontos ao G1.
- Existe a tendência de temporais se concentrarem entre esta terça (12) e quarta-feira (13);
- Clima deve ficar bastante instável no feriado.
Ainda de acordo com o G1, deve chover forte ao longo da semana nas seguintes regiões:
- Acre;
- Amazônia (parte sul);
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará (parte sul);
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Tocantins (metade sul).
Como fica o clima no litoral do Brasil
“As únicas praias que não estarão favoráveis serão do Paraná e de São Paulo“, disse Mancini. “Em todo o restante do litoral brasileiro vai dar para aproveitar.“
Há previsão de chuva na sexta no litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o clima deve melhorar no fim de semana. Nos outros estados do Sul, há possibilidade de chuva fraca.
Já no Nordeste, a paisagem das estimativas é bem diferente. “No litoral do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte vai estar ainda melhor“, disse Luengo. Isso porque, segundo o meteorologista, “deve ter menos nebulosidade do que a faixa leste do Nordeste“.