O Google Meet já oferece a opção para levantar a mão em uma chamada. Agora, o Google quer elevar a experiência para outro nível: ao mostrar a palma da mão, a plataforma de videoconferência emite uma notificação para indicar que você deseja falar na conversa. A novidade foi apresentada pela companhia na última terça-feira (21).
A novidade complementa o recurso disponível desde 2020. Ao invés de clicar no botão, os usuários só precisam, de fato, ascender o braço na frente da câmera, mantendo-a afastada do rosto. Em seguida, é só aguardar a leitura da imagem ser concluída para que o aviso seja emitido na conversa.
Para impedir acionamentos indesejados, a ferramenta funcionará apenas quando o usuário não estiver falando. Dessa forma, não serão emitidas notificações acidentais caso a pessoa esteja gesticulando durante a fala, por exemplo.
Como usar o gesto para levantar a mão no Google Meet?
O novo gesto não está disponível para contas pessoais do Gmail. Para usá-la, é preciso assinar um dos seguintes planos do Google Workspace, segundo a empresa:
-
Business Plus e Business Standard;
-
Enterprise Essentials, Enterprise Plus, Enterprise Standard e Enterprise Starter;
-
Education Plus e assinantes do Teaching and Learning Upgrade;
-
Google Workspace Individual.
Além disso, a atualização já está sendo distribuída. Para domínio registrados no ciclo de liberações rápidas, os usuário terão acesso à novidade em até três dias desde terça-feira (21). Já para o ciclo programado, o recurso será liberado a partir do dia 28 de novembro e levará até 15 dias para alcançar todos os usuários.
Portanto, se você usa os serviços do Google na sua empresa ou instituição de ensino, verifique com a equipe de TI para saber quando o gesto será liberado para a sua conta.
Também é preciso configurá-lo na sua conta do Google Meet para utilizá-lo. Saiba como:
- Inicie uma conversa do Google Meet;
- Acesse as configurações da ferramenta de videochamadas;
- Abra a aba “Reações”;
- Ative a opção “Gesto de levantar a mão” (tradução livre).
Agora é só levantar a mão na frente da câmera durante as reuniões.