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Quer conversar com uma IA no WhatsApp? Veja alternativas à Meta AI

Você já deve ter percebido que o ícone da Meta AI apareceu diretamente no app do WhatsApp nem ofereceu chance de pensar se queria alternativas de Inteligência Artificial na sua rede social. A assistente de Inteligência Artificial da Meta foi disponibilizada no WhatsApp dos brasileiros no dia 10 de outubro de 2024, embora tenha sido anunciada há mais de um ano, em setembro de 2023.

A Meta AI está exibida como um contato no WhatsApp, permitindo que os usuários possam interagir com a inteligência artificial diretamente no aplicativo, como fariam com qualquer outro contato. A maioria dos celulares já disponibiliza a ferramenta, mas pode não aparecer em alguns porque o lançamento da Meta AI ocorre de forma escalonada, e nem todos os usuários terão acesso imediato.

Além disso, depende de outros fatores como disponibilidade regional, versão do WhatsApp, tipo de conta e sistema operacional ou modelo do celular. O recurso ainda não foi liberado para todos os usuários, mesmo em dispositivos atualizados.

Na época da divulgação, a Meta revelou que sua IA generativa foi projetada para interagir com os usuários em diversas plataformas além do WhatsApp, como o Instagram e o Facebook.

A empresa também lançou outros bots e personagens interativos para tornar as interações mais dinâmicas, com o objetivo de integrar a IA generativa em produtos do dia a dia dos usuários.

Se você está buscando alternativas à Meta AI para conversar com uma IA no WhatsApp, há várias outras opções que oferecem chatbots e assistentes de inteligência artificial para interagir e automatizar tarefas no app. Veja a seguir algumas das alternativas mais populares.

1- Zapia

Zapia, inteligênciar artificial alternativa ao Meta IA
(Imagem: Reprodução / Zapia)

Zapia é uma plataforma de automação que pode ser uma das alternativas à Meta IA. Permite a criação de chatbots personalizados para WhatsApp e outras redes sociais, focada especialmente em automação de conversas para empresas. Com o Zapia, as empresas conseguem desenvolver bots que automatizam o atendimento ao cliente, auxiliam em processos de vendas, marketing e suporte, tudo por meio do WhatsApp.

Entre as principais funcionalidades do Zapia, você encontra a automação de atendimento, que permite configurar respostas automáticas para perguntas frequentes, envio de informações sobre produtos e orientações de suporte para tornar o atendimento ao cliente mais rápido.

Também possibilita a criação de fluxos de conversação personalizados, facilitando o direcionamento do cliente por meio de respostas guiadas. Os fluxos podem ser ajustados para diferentes necessidades, como tirar dúvidas, oferecer suporte técnico, ou até mesmo guiar o cliente em uma jornada de compra.

A plataforma pode se conectar com CRMs, como Salesforce ou HubSpot, e plataformas de e-commerce, permitindo que o bot acesse informações de clientes e histórico de compras para oferecer uma experiência mais personalizada.

O Zapia oferece uma interface intuitiva e fácil de usar, permitindo que mesmo pessoas com pouca experiência técnica configurem chatbots eficientes. O Zapia usa a API do WhatsApp Business e para iniciar um chat com o serviço, envie uma mensagem para +55 (11) 3230-2407 com a sua solicitação.

Entre as vantagens de usar o Zapia, podemos destacar o aumento de produtividade. Os usuários relatam que com a automação de respostas e suporte, os atendentes conseguem se concentrar em demandas mais complexas.

Mas nada impede que você use o Zapia de maneira pessoal, fazendo perguntas simples do cotidiano, afinal é bem fácil de usá-lo. Pode ser usado para traduzir um texto, por exemplo, ou transcrever um áudio longo.

2- PI

PI é uma ferramenta de Inteligência Artificial que pode ser uma alternativa a Meta IA
(Imagem: Reprodução)

Se você está mais carente que necessita de uma ajuda virtual mais humanizada, pode experimentar o PI, uma inteligência artificial desenvolvida pela Inflection AI e projetada para atuar como um amigo virtual. 

Ele se destaca por seu tom amigável, empático e pelo foco em criar conversas mais humanas e menos “robóticas”. Diferente de assistentes tradicionais, o PI busca estabelecer um relacionamento com o usuário, sendo útil tanto para responder perguntas quanto para oferecer suporte emocional.

Um dos seus diferenciais é que foi projetado para conversar de maneira fluida, sem parecer apenas um sistema de perguntas e respostas.Tem como foco o apoio emocional e a criação de conexões mais pessoais com os usuários.

Para interagir com o PI no WhatsApp é só digitar 1 (314) 333-1111 e  iniciar uma conversa. E, além do WhatsApp, pode estar disponível em outras plataformas, dependendo da estratégia de implementação da Inflection AI.

3- Filtr Music

Tela do Filtr Music
(Imagem: Reprodução)

O Filtr Music é um chatbot desenvolvido pela Sony Music Brasil que usa inteligência artificial no WhatsApp para oferecer recomendações musicais personalizadas. Ele permite que os usuários interajam de diversas formas, incluindo o envio de fotos para gerar playlists baseadas em elementos visuais das imagens, como estado de espírito ou horário do dia. Além disso, é possível pedir sugestões por gênero, artista ou playlist surpresa.

Se o seu papo é música, esse chatbot pode ser uma das alternativas mais interessantes à Meta IA. As sugestões são compatíveis com plataformas como Spotify, YouTube, Deezer e Apple Music. Saiba mais sobre ele e como acioná-lo, clicando aqui.

4- Blip Vira Texto

Reprodução de tela do site do Blip VIra Texto, Inteligência Artificial alternativa à Meta IA
(Imagem: Reprodução)

O Blip é uma plataforma de automação de mensagens que permite criar e gerenciar chatbots para canais como WhatsApp, Messenger e outros. Não é exatamente focada em transcrição, mas pode integrar serviços que transformam áudios ou entradas em texto. Pode ser usada como uma das alternativas à Meta IA quando seu foco for os áudios.

Para transcrição de áudios (STT – Speech-to-Text), algumas ferramentas de voz pode ser integradas ao Blip, como as disponíveis no Google, Microsoft, ou APIs específicas de transcrição (como IBM Watson ou otter.ai).

Você vai precisar criar uma conta no Blip. Para isso, acesse o site oficial do Blip e registre-se. Depois, escolha a opção de criar um chatbot para WhatsApp.

O WhatsApp exige que você utilize a API oficial para implementar chatbots. No Blip, você pode solicitar acesso à API ou usar uma conta já configurada.

No painel do Blip, defina as funcionalidades do bot, como respostas automáticas, atendimento humano integrado e fluxos de conversação personalizados.

Após configurar e testar o chatbot, publique no canal do WhatsApp. Você também pode fazer o acesso direto no WhatsApp digitando o número 55 (31) 97228-0540.

5- Dialogflow

Imagem: Google (Divulgação)

É uma plataforma do Google Cloud que permite criar agentes virtuais para interagir com usuários por meio de texto ou áudio. Capaz de traduzir as entradas do usuário para dados estruturados que os aplicativos e serviços podem entender. 

Pode ser integrada ao WhatsApp com ajuda de APIs de terceiros, como Twilio. O Dialogflow permite criar bots personalizados com processamento de linguagem natural, o que pode ser interessante para empresas que desejam criar uma experiência de conversação mais natural e específica.

Integrar o Dialogflow ao WhatsApp pode ser uma maneira eficiente de criar chatbots para atendimento ou interação. Para conectar ao WhatsApp, é necessário seguir alguns passos e usar a API do WhatsApp Business.

Os agentes podem ser treinados para lidar com cenários comuns de conversas e o Dialogflow pode responder aos usuários por meio de texto ou fala sintética. Não sei se você está preocupado com o treino da IA no caso da Meta IA, mas se não, essa é uma das alternativas a ser considerada.

Pode ser usado para integrar interfaces de usuário conversacionais com aplicativos para dispositivos móveis, aplicativos da Web, dispositivos, bots, sistemas interativos de resposta de voz, entre outros. 

Para criar um chatbot no Dialogflow, é preciso:

  • Definir intenções e entidades
  • Criar fluxos de diálogo
  • Treinar o modelo de IA
  • Testar o chatbot
  • Integrá-lo a plataformas de mensagens ou ao website 

A partir do final de 2024 e até o início de 2025, o Dialogflow CX será renomeado para “Agentes de conversação”.

6- Copilot

iPhone com logotipo do Copilot e, ao fundo, ícones dos produtos do Microsoft 365
(Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

O Microsoft Copilot está disponível no WhatsApp como uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia em diversas tarefas, como responder perguntas, gerar textos ou resumos e até criar imagens com base em descrições. Funciona como um contato no aplicativo e interage por meio de mensagens em linguagem natural.

Ele tem limitações em relação a áudios e análise de imagens no WhatsApp, mas é útil para outras tarefas de IA. Para acessá-lo, vá para o site da Microsoft, escaneie o QR code ou use o link específico para iniciar a interação.

Para começar, é necessário concordar com as condições apresentadas. O Copilot oferece suporte em português e pode atender a pedidos para criar conteúdos, responder perguntas e outras tarefas.

Via Olhar Digital

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