Conhecidos por serem um dos povos mais isolados do planeta, os sentineleses são uma comunidade de pessoas que habitam a ilha de Sentinela do Norte e que há anos rejeitam o contato com civilizações externas, admitindo comportamentos hostis com qualquer um que se aproxime demais de sua ilha. A seguir, confira mais informações sobre este povo.
Quem são os sentineleses e onde vivem?
Os sentineleses são os habitantes de Sentinela do Norte, uma ilha localizada no arquipélago de Andamão – mais especificamente na baía de Bengala, no Oceano Índico. Neste local, estima-se que até 200 pessoas vivam em comunidade, totalmente isolados do restante do mundo.
Devido a contatos anteriores com este povo, descobriu-se que os sentineleses levam uma vida bastante simples: são caçadores, coletores e plantam aquilo que precisam consumir; além de criar artesanalmente as próprias armas e artifícios culinários, como arco e flecha.
Considerada uma tribo indígena, esta civilização vive em uma ilha com um oceano tropical em volta e diversos recifes de corais que dificultam a navegação de navios.
Atualmente, é considerado por muitos o povo mais isolado do mundo em virtude da total ausência de tecnologia e pelo contato hostil com outras pessoas: todos aqueles que entraram no território sentinelês foram brutalmente atacados e, muitas vezes, mortos. Até mesmo a aproximação de alguns barcos ou de veículos aéreos é o bastante para provocá-los e fazê-los atirar flechas contra forasteiros.
A falta de comunicação com este povo impossibilita que mais informações precisas sejam adquiridas, como a compreensão do idioma falado por eles, a organização social de seu povo, crenças religiosas, formas de arte e muito mais.
Oficialmente, a Índia é a nação responsável por administrar o território do arquipélago de Andamão – o que inclui a ilha de Sentinela do Norte –, mas devido à agressividade e falta de cooperação dos nativos, essa “administração” é apenas extraoficial. Apesar disso, a Índia colabora com força naval para impedir que pessoas não autorizadas se aproximem demais dos sentineleses, a fim de impedir que novas mortes sejam ocasionadas.
Por que os sentineleses não foram colonizados?
A maioria dos países e cidades pelo mundo foram colonizados por outras nações, as quais invadiram territórios alheios e obrigaram os nativos a substituírem a cultura local pelos hábitos e crenças colonizadores.
As tribos indígenas que sofreram este processo – e isso inclui os povos originários que já habitavam o Brasil antes da invasão portuguesa – ficaram conhecidas por resistir à colonização, embora, eventualmente, perdessem a guerra contra os forasteiros.
No caso dos sentineleses, além da agressividade contra contatos externos, outros fatores contribuíram para que a ilha de Sentinela do Norte continuasse isolada: a biologia marinha e a geografia. A região marítima ao redor dos sentineleses é revestida por barreiras naturais de recifes de corais, o que dificulta bastante a aproximação de navios.
Além disso, a ilha é completamente isolada, longe de regiões consideradas comercialmente interessantes. Por esses motivos, os sentineleses permanecem intocáveis até os dias de hoje.