Os concursos públicos são uma porta de entrada atrativa para muitos profissionais em busca de estabilidade no emprego, benefícios e salários competitivos e muitas outras vantagens. No entanto, para conquistar uma vaga é necessário cumprir os requisitos estabelecidos pela legislação.
A Lei Nº 8.112, que regulamenta o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, autarquias e fundações públicas federais, estabelece que critérios são fundamentais para quem deseja ingressar na carreira pública. São eles:
I – a nacionalidade brasileira;
II – o gozo dos direitos políticos;
III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V – a idade mínima de dezoito anos;
VI – aptidão física e mental.
Além dessas determinações gerais, cada concurso público dispõe de requisitos específicos de acordo com o cargo, estado ou órgão. Portanto, é essencial que os candidatos estejam atentos às particularidades de cada vaga.
Os concursos públicos oferecem oportunidades para todos os níveis de escolaridade. (Imagem: Freepik)
Como ingressar na carreira pública?
Conquistar uma vaga na carreira pública envolve participar de concursos, que costumam ser altamente concorridos.
A grande vantagem de prestar concurso público é que a ocupação do cargo depende, principalmente, da sua capacidade e do esforço durante as etapas de seleção.
Prefeituras, órgãos, autarquias, entidades, empresas públicas, secretarias, podem lançar editais de concursos em qualquer período do ano, com informações específicas sobre a seleção.
As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, como nível fundamental, médio, técnico e superior.
Os editais são divulgados por meio dos sites das bancas organizadoras, da instituição/órgão responsável e nos Diários Oficiais.
É indispensável que os interessados em conquistar uma vaga na carreira pública leiam detalhadamente o edital do concurso desejado, pois ele contém informações fundamentais sobre inscrições, etapas de seleção, provas, conteúdo programático e demais aspectos importantes.
As seleções podem envolver diversas etapas, como provas objetivas, discursivas (redação, estudos de casos, questões discursivas), além de provas de títulos, exames de aptidão física e mental, investigação social e psicológica, além de outras a depender do concurso.
Normalmente, as provas objetivas e discursivas estão presentes na maior parte das seleções, sendo de caráter eliminatório e classificatório; enquanto a prova de títulos, somente de caráter classificatório.
Portanto, para aqueles que aspiram seguir uma carreira pública, a preparação é fundamental.
Comece a trilhar esse caminho de sucesso com dedicação junto ao Qconcursos.
Aqui, querer é poder!