A chegada das montadoras chinesas BYD e GWM ao Brasil está provocando uma reviravolta no mercado automotivo nacional. Uma pesquisa realizada pela Bright Consulting revelou que a introdução desses veículos eletrificados competitivos está forçando as montadoras tradicionais a se adaptarem ou perderem espaço.
Marcas como Fiat, Toyota e GM estão entre as mais afetadas, enquanto BYD e GWM conquistam cada vez mais participação de mercado, redefinindo a liderança no setor de eletrificados.
Com a introdução de veículos elétricos a preços competitivos, a participação de mercado dos BEVs (Battery Electric Vehicles) cresceu substancialmente. Antes dominado pela Toyota, com 40-50% das vendas mensais até julho de 2023, o mercado agora vê um volume mensal de 14-15 mil unidades, liderado por BYD e GWM (Great Wall Motors).
Impacto de BYD e GWM nas montadoras tradicionais
A chegada de BYD e GWM trouxe um volume adicional ao mercado de eletrificados, mas as consequências mais notáveis foram sentidas no mercado total, com modelos a combustão sendo substituídos pelos novos produtos eletrificados.
Ao comparar os primeiros sete meses de 2023 com o primeiro semestre de 2024, fica evidente a mudança nas participações de mercado. Confira os dois gráficos abaixo:
Desconcentração do mercado automotivo no Brasil
A evolução do mercado resultou em uma maior distribuição das participações, com as grandes montadoras perdendo espaço para marcas menores. A participação das “demais” marcas aumentou de 2,8% para 4,9%. A tabela a seguir mostra os ganhos e perdas de mercado:
Grupo Econômico | Ganhou / Perdeu |
---|---|
Fiat | -1,5 pp |
VW | -0,3 pp |
GM | -2,5 pp |
Toyota | -0,7 pp |
Hyundai | -0,2 pp |
Renault | -0,4 pp |
Jeep | -1,6 pp |
Nissan | +0,5 pp |
Honda | — |
BYD | +3,1 pp |
Chery | +1,5 pp |
Ford | +0,7 pp |
Citroen | -0,1 pp |
RAM | +1,0 pp |
GWM | +1,0 pp |
A análise detalhada revela que praticamente todas as montadoras tradicionais perderam participação de mercado:
- Fiat: perdeu espaço principalmente em picapes, com a RAM Rampage substituindo seus modelos, e em veículos de entrada para o VW Polo Track.
- Toyota: perdeu a liderança no mercado de eletrificados e viu seus produtos a combustão sendo substituídos.
- GM: registrou perdas em todas as categorias.
- Renault: sofreu com a falta de produção do novo Kardian.
- Chery e Nissan: cresceram suas participações com políticas comerciais agressivas.
- Ford: aumentou sua participação no mercado de picapes com o lançamento da Ranger renovada.
- VW, Hyundai, Honda e Citroën: mantiveram pequenas variações na participação de mercado.
- BYD e GWM: capturaram 4,1 pontos percentuais do mercado.
Este cenário reflete o mercado no primeiro semestre de 2024. No entanto, novas evoluções são esperadas no segundo semestre com a introdução de híbridos leves pelas montadoras locais e a entrada de novas marcas chinesas.