domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaQuem pedir Uber pode andar de robotáxi da Cruise em breve

Quem pedir Uber pode andar de robotáxi da Cruise em breve

A Cruise e a Uber anunciaram parceria de “vários anos” nos Estados Unidos. A subsidiária de veículos autônomos da General Motors (GM) planeja incorporar seus robotáxis à frota do aplicativo a partir de 2025.

A parceria com empresas de robotáxi não é a primeira da Uber. A Waymo, por exemplo, já firmou acordo com a empresa em Phoenix, no Arizona. Para o CEO da Uber, Dara Khosrowshai, a empresa consegue gerar demanda significativa de clientes para as empresas, conforme relatado pelo TechCrunch.

Ainda segundo Khosrowshai, essa capacidade de gerar demanda ajudaria empresas de veículos autônomos a implementar sua tecnologia em grande escala. E sem precisar investir muito para alcançar clientes – afinal, aproveitariam a base da Uber.

Parceria entre Uber e Cruise relança robotáxis da subsidiária da GM

Essa parceria entre Uber e Cruise é um passo para a reintrodução dos seus veículos autônomos. A circulação deles foi suspensa após um incidente no qual um robotáxi da empresa atingiu um pedestre, em outubro de 2023.

Parceria entre Cruise e Uber vai ajudar empresa a relançar seu robotáxi (Imagem: Cruise)

O relançamento dos veículos vem com testes manuais e esforços por parte da subsidiária da GM para cumprir regulamentações. Entre elas, estão:

  • Recolhimento de 1.194 veículos no âmbito de uma investigação federal;
  • Pagamento de multa de US$ 112,5 mil (aproximadamente R$ 627 mil) na Califórnia.

Parcerias entre Uber e empresas de veículos autônomos

As parcerias com Cruise e Waymo fazem parte da busca da Uber em expandir suas parcerias no setor de veículos autônomos e elétricos.

byd carros elétricos
Uber planeja colocar carros elétricos da BYD em sua frota (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

Recentemente, a empresa anunciou um acordo com a fabricante chinesa de carros elétricos BYD. O plano é introduzir 100 mil veículos elétricos da marca na frota que circula em nome da plataforma.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui