Com o crescimento acelerado das cidades e a chegada de mais e mais veículos às ruas, surgiram desafios inéditos: o trânsito ficou mais complexo, e a convivência entre carros e pedestres se tornou cada vez mais difícil.
Para tentar organizar essa nova realidade e garantir mais segurança a todos, surgiram duas invenções fundamentais: o semáforo e a faixa de pedestre.
No entanto, essas soluções, que hoje estão presentes em praticamente todo o mundo, não surgiram do dia para a noite.
No fim do século XIX e início do século XX, grandes cidades começaram a enfrentar graves problemas de trânsito devido ao rápido aumento da população urbana. Muitas pessoas deixavam o campo para viver nos centros urbanos, provocando congestionamentos frequentes e elevando significativamente o número de acidentes.
Conforme aumentava a circulação de veículos motorizados – especialmente carros, ônibus e bondes –, as ruas ficaram caóticas, e acidentes tornaram-se comuns. Era necessário criar formas de gerenciar o fluxo crescente de veículos e garantir a segurança de pedestres e motoristas.
Nesse contexto, nasceram os primeiros semáforos, inicialmente operados manualmente por policiais e, mais tarde, automatizados. As faixas de pedestre também foram criadas, demarcando claramente áreas seguras para travessia das ruas.
Além das inovações tecnológicas, campanhas educativas e novas leis de trânsito tiveram papel essencial, garantindo que motoristas e pedestres compreendessem as regras e adotassem práticas mais seguras. Entenda a seguir os detalhes dessas invenções!
Quem inventou o semáforo?

O primeiro semáforo foi inventado pelo engenheiro ferroviário John Peake Knight no Reino Unido. Ele adaptou um sistema de sinalização ferroviária para o tráfego urbano. Foi instalado em Londres, em 1868, próximo ao Parlamento Britânico. Era um sistema de luzes a gás, com lanternas vermelhas e verdes para indicar “pare” e “siga”.
A invenção de Knight foi motivada pela necessidade de controlar o crescente tráfego de carruagens e pedestres na cidade, que se tornava cada vez mais caótico. O engenheiro se inspirou nos sinais ferroviários existentes na época, adaptando-os para o uso nas ruas.
O semáforo era um dispositivo mecânico com duas lâmpadas a gás: uma vermelha e outra verde, operado manualmente por um policial, que girava uma alavanca para mudar as luzes.
Em 1869, apenas um ano após sua instalação, uma explosão de gás causou ferimentos graves ao policial que o operava. O acidente levou à descontinuação do semáforo, e a ideia só foi retomada décadas depois, com o desenvolvimento da eletricidade.
Embora sua invenção tenha sido efêmera, John Peake Knight é reconhecido como o pioneiro do semáforo, um dispositivo que se tornaria essencial para a segurança e organização do trânsito em todo o mundo. A sua ideia inicial foi fundamental para os modelos atuais que utilizamos.
O semáforo moderno, elétrico, foi desenvolvido nos Estados Unidos. O primeiro semáforo elétrico foi patenteado por Garrett Morgan em 1923 e instalado em Cleveland, Ohio, em 1914, por James Hoge.
Quem inventou a faixa de pedestre?

A faixa de pedestre, também conhecida como “passagem de zebra” devido às suas listras brancas, foi introduzida no Reino Unido na década de 1940. As primeiras faixas de pedestre foram testadas em Slough, Inglaterra, em 1949, como parte de um estudo sobre segurança no trânsito. O conceito rapidamente se espalhou para outros países.
A adoção generalizada das faixas de pedestres ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, com o aumento do tráfego de veículos e a necessidade de proteger os pedestres. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os pedestres têm prioridade de travessia nas faixas, obrigando os motoristas a parar seus veículos.
A faixa de pedestre serve para indicar um local seguro para os pedestres atravessarem a rua, protegendo-os do tráfego de veículos e organizando o fluxo de trânsito. Delimitam um espaço seguro para a travessia, reduzindo o risco de acidentes. Elas organizam o trânsito, definindo pontos de travessia e contribuindo para um fluxo mais ordenado. Além disso, garantem prioridade de travessia aos pedestres, obrigando os motoristas a pararem seus veículos.
A faixa de pedestres, em sua forma mais primitiva, remonta a civilizações antigas, como a romana. Nas ruínas de Pompeia, cidade do Império Romano destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., foram encontradas pedras elevadas dispostas transversalmente nas ruas.
Essas pedras serviam como uma espécie de “faixa de pedestres” para que as pessoas pudessem atravessar as vias sem pisar diretamente na água ou na lama que acumulava nas ruas, especialmente durante as chuvas. Além disso, os espaços entre as pedras permitiam a passagem de rodas de carruagens.
Essas estruturas eram uma solução prática para o problema de drenagem e circulação em uma cidade movimentada, mas também podem ser consideradas um precursor das faixas de pedestres modernas.
Do asfalto ao céu: quando o trânsito decolar
Como semáforos e faixas de pedestres podem evoluir na era dos carros voadores? Se, em um exercício de imaginação considerando os avanços tecnológicos, vislumbrarmos um futuro com carros voadores, as tecnologias de trânsito atuais, como semáforos e faixas de pedestres, precisariam ser reinventadas para gerenciar um espaço tridimensional, garantindo a segurança e a organização do tráfego aéreo e terrestre.

No futuro, semáforos podem se tornar sinalização aérea, comunicação entre veículos ou até mesmo controle de tráfego por IA. Faixas de pedestres podem ser elevadas, holográficas ou protegidas por sensores e barreiras virtuais.
O gerenciamento de tráfego aéreo pode incluir corredores e altitudes específicas, navegação automatizada e tecnologia para evitar colisões. Zonas de exclusão aérea e estacionamentos verticais também podem surgir. No entanto, a infraestrutura, regulamentação e impacto ambiental são desafios que precisam ser considerados.