Não tem Everton Ribeiro, Filipe Luís, Rodrigo Caio. O Flamengo iniciará a temporada de 2024 sem a presença de líderes importantes do elenco nas últimas temporadas. Assim, caberá ao técnico Tite determinar os novos capitães da equipe. Pensando nisso, a Itatiaia levantou os números da última temporada 2023 para saber quem mais vestiu a braçadeira de capitão.
Assumindo o comando do Flamengo em outubro, para as 12 rodadas finais do Campeonato Brasileiro, Tite deu a responsabilidade para cinco atletas. Gerson, em cinco partidas, e Bruno Henrique, em quatro, foram os que mais começaram jogos como capitães, seguidos por Everton Ribeiro, Filipe Luís e Arrascaeta, cada um uma vez.
Na gestão de Jorge Sampaoli, foi Everton Ribeiro quem mais vestiu a braçadeira: o camisa 7 foi capitão em 21 dos 39 jogos com o argentino, seguido por Gabigol (13). David Luiz (3) e Bruno Henrique (2) completam a lista.
Nos 18 jogos de Vítor Pereira, quatro jogadores iniciaram as partidas com a braçadeira: Everton Ribeiro (10), Gabi (5), Rodrigo Caio (2) e Filipe Luís.
Ainda houve dois jogos sob comando interino de Mario Jorge, na transição entre Jorge Sampaoli e Tite, nos quais Everton Ribeiro foi capitão nas duas oportunidades.
Desta forma, o Flamengo teve oito jogadores iniciando partidas como capitão em 2023, sendo que três não seguirão no clube em 2024: Everton Ribeiro, Filipe Luís e Rodrigo Caio.
Desta forma, Gerson e Bruno Henrique, os mais escolhidos sob comando de Tite, e Gabigol, o segundo capitão ao longo da última temporada, são os mais cotados para assumirem a responsabilidade a partir deste mês de janeiro.