O ator e dublador James Earl Jones faleceu nesta segunda-feira (9) aos 93 anos. Jones ficou conhecido por dar voz a Darth Vader em “Star Wars” e a Mufasa na animação “O Rei Leão“, além de ter sido a voz oficial da CNN Internacional.
Sua carreira iniciou no teatro e pelo trabalho nos palcos – entre eles, muitas peças de Shakespeare – recebeu dois Tony Awards, em 1969 por “The Great White Hope” e em 1987, por “Fences”.
No cinema, seu primeiro papel foi em 1964 no filme “Doctor Strangelove“, de Stanley Kubrick. A partir deste marco, iniciou uma trajetória de dezenas de prêmios e reconhecimentos da indústria cinematográfica.
Filho de uma professora e um boxeador, Jones frequentou a Universidade de Michigan, onde se formou em pré-medicina e entrou para o serviço militar – onde descobriu que não queria seguir a profissão de médico. Na mesma instituição de ensino, se formou como bacharel em artes com especialização em drama em 1955.
Ele foi casado com a atriz e cantora Julienne Marie, 87, entre 1968 e 1972, e com a também atriz Cecilia Hart entre 1982 e 2016. Deste último relacionamento, teve um filho, o ator Flynn Earl Jones, 42.
Em 1970, ele foi convidado para fazer seu primeiro grande papel nas telonas – o boxeador Jack Jefferson em “A Grande Esperança Branca“. A atuação rendeu-lhe uma indicação para o Oscar na categoria Melhor Ator.
Além desse, teve papéis importantes no cinema como o de Thulsa Doom em “Conan, o Bárbaro” (1982), de Rei Jaffe Joffer em “Um Príncipe em Nova York” (1988), de Almirante Greer em “A Caçada ao Outubro Vermelho” (1990), em “Jogos de Guerra” (1992) e “Perigo Real e Imediato” (1994).
Por sua carreira na televisão, em 1991 bateu um recorde e foi o primeiro ator a ganhar dois Emmys no mesmo ano: pela participação na série “Gabriel’s Fire” e no longa “Onda de Calor”.
Como dublador, em 1977 foi escolhido por George Lucas, criador da saga Star Wars, para dar voz ao personagem Darth Vader. Jones também e deu a voz ao leão Mufasa da animação “O Rei Leão” de 1994. Além disso, dublou vários personagens da série “Os Simpsons”.
Ele também é responsável pelo slogan da CNN norte-americana, “This is CNN“, bem como “This is CNN International” e pela abertura do programa matinal CNN New Day.
Entre seus prêmios recebidos durante a carreira estão dois Primetime Emmy Awards, dois Tony Awards e um Grammy. Ele também recebeu um Globo de Ouro e o Screen Actors Guild Life Achievement Award. Além disso, em 1992, foi premiado com a Medalha Nacional das Artes pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush, e em 2019, homenageado como uma lenda da Disney.
“O Senhor dos Anéis”: Ian McKellen quer voltar como Gandalf em filmes