segunda-feira, novembro 18, 2024
InícioGeralQuem era Rina, fundador da Bola de Neve que morreu em SP

Quem era Rina, fundador da Bola de Neve que morreu em SP

O fundador da Igreja Bola de Neve, Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, o Rina, morreu neste domingo, 17, depois de um acidente de trânsito, no interior de São Paulo.

Surfista e pastor, Rina fundou a Igreja Bola de Neve no final dos anos 1990, durante a expansão do movimento evangélico no Brasil. O espaço atraiu muitos jovens pela abordagem descontraída e pela associação à prática de esportes – o púlpito é uma prancha de surfe adaptada para apoiar a Bíblia durante os cultos.

Além de pastor, Rina foi escritor e autor de livros sobre religião, autoconhecimento e obras que orientavam sobre casamentos e lideranças.

Ele também criou o Instituto Global de Ensino Teológico, que forma líderes, missionários e pastores. Era casado com a também pastora Denise de Seixas Pereira, e pai de quatro filhos.

Filho de pais evangélicos, Rina nasceu em 1972 e era o irmão mais velho de Daniela e Priscila, que também se tornaram pastoras da Bola de Neve. Estudou no Colégio Batista Brasileiro e dizia que sempre teve a Bíblia como referencial.

apóstolo rina - bola de neve
Apóstolo Rina, de fundador da Bola de Neve, respondia a denúncia de violência doméstica | Foto: Reprodução/Instagram/@ap_rinaoficial

A relação do pastor com a religião começou depois de um diagnóstico de hepatite. Ao sobreviver à doença, ele passou a dedicar a vida à pregação. Em 1993, começou a fazer as primeiras reuniões que depois viriam a se tornar a Bola de Neve.

Antes de fundar sua própria igreja, Rina fez parte a Igreja Renascer, na qual era líder do Ministério de Evangelismo e realizava eventos para os jovens.

Com a concordância do apóstolo Estevam Hernandes, ele deixou a Renascer para liderar a própria denominação.

Fundador da Bola de Neve estava afastado da igreja

Apesar de ser o fundador da Bola de Neve, apóstolo Rina estava afastado das funções de liderança da igreja. Ele se deixou o dia a dia da instituição em junho deste ano, quando foi alvo de denúncia por violência doméstica.

Na ocasião, a então mulher dele, a cantora gospel e pastora Denise Seixas, afirmou que Rina a agredia fisicamente. Ameaças, xingamentos e difamações foram outros pontos que ela denunciou.

Em depoimento à Polícia Civil de São Paulo, Denise chegou a relatar que Rina a manteve trancada em um quarto durante 15 dias. Além disso, ela afirmou que soube que o marido teria um plano para interná-la compulsoriamente. Em julho, a Justiça determinou a apreensão da arma do líder religioso.

apóstolo rina - bola de neve - ausência da mulher
Interação de apóstolo Rina com seguidor no Instagram | Foto: Reprodução/Instagram/@ap_rinaoficial

No mês de maio, ao responder a um fiel que sentiu falta de Denise em um culto, Rina tentou justificar. “Estava com dor.”

Na ocasião da denúncia, a Bola de Neve havia declarado que “pedia perdão primeiramente a Deus”. O pedido, conforme o comunicado da igreja, foi àqueles que “decepcionaram-se com a condução da liderança e, também, para aqueles que um dia saíram feridos por quaisquer falhas cometidas no ministério”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui