Uta Abe, multicampeã japonesa e atual campeã olímpica na categoria 52 kg, foi eliminada nas oitavas de final da Olimpíada de Paris, neste domingo, 28. A derrota para Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, comoveu a arena.
A judoca japonesa, que liderava com um waza-ari, sofreu um ippon a 50 segundos do fim do tempo regulamentar. Depois da derrota, Uta Abe chorou e foi consolada pelo técnico por alguns minutos. Ela recebeu aplausos do público ao deixar o local.
O waza-ari significa “meio ponto”. Diferentemente do ippon, não se trata de um golpe perfeito. É a metade de um ippon.
Os títulos de Uta Abe
Uta Abe tem no currículo quatro títulos mundiais (2018, 2019, 2022 e 2023). Em 2017, tornou-se a judoca mais jovem a vencer um Grand Prix da Federação Internacional de Judô. Na ocasião, conquistou o primeiro lugar em Düsseldorf.
No Campeonato Mundial de Judô de 2018, em Baku, Azerbaijão, Abe ganhou seu primeiro título mundial aos 18 anos. Ela derrotou judocas renomadas como Karolina Pienkowska, Fabienne Kocher, Jessica Pereira e Amandine Buchard. Venceu Ai Shishime na final.
Judoca japonesa obteve conquistas em Tóquio 202 e Doha
Em 2021, Uta Abe ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, no mesmo dia em que seu irmão, Hifumi, também conquistou o ouro em sua categoria.
No Campeonato Mundial de Judô de 2023, em Doha, venceu Diyora Keldiyorova na disputa pela medalha de ouro.