O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) está sendo o elo entre o PT e Marta Suplicy no retorno dela ao partido a fim de compor a chapa de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.
Falcão participou, junto de Marta, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no começo deste mês, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente sondou a ex-prefeita sobre a possibilidade de retornar ao partido e estar ao lado de Boulos na disputa, de acordo com fontes da CNN.
Após o primeiro encontro entre Marta e Boulos, em 13 de janeiro, o deputado petista afirmou que não era mais dirigente da sigla, mas, sim, a pessoa que estava “fazendo essa aproximação a pedido do presidente Lula” entre os dois.
Eu não sou dirigente do PT. Eu sou a pessoa que eu estou fazendo essa aproximação a pedido do presidente Lula. E tenho uma relação com o Boulos de muito tempo
Rui Falcão
Quando Marta esteve à frente da prefeitura paulistana, entre 2001 e 2004, Falcão foi seu secretário de governo.
Rui Goethe da Costa Falcão nasceu em 26 de novembro de 1943, na cidade de Pitangui, em Minas Gerais. É filho de Albino de Freitas Falcão e Tarcila Costa de Almeida Gomes.
É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1967. Exercendo a profissão de jornalista, atuou em veículos como “A Gazeta”, “Folha de São Paulo”, “Jornal da Tarde” e foi diretor de redação da revista “Exame”, entre 1977 e 1988.
Foi um dos fundadores do PT, sendo presidente do Diretório Municipal de São Paulo entre 1989 e 1992. A partir de 1994 assumiu o Diretório Nacional.
Sua atuação na política institucional começou em 1990, quando foi eleito deputado estadual e permaneceu na posição por três mandatos consecutivos.
A partir de 2000, se tornou deputado federal, mas se licenciou do cargo em 2001 para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo na administração de Marta.
Sua volta para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aconteceu em 2007.
Nas eleições de 2010, além de ser reeleito deputado estadual, foi coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República.
Após o então presidente do PT José Eduardo Dutra se afastar do cargo por motivos de saúde em 2011, Falcão foi escolhido para assumir novamente a direção nacional. Em 2013, foi eleito para a função, que exerceu até 2017.
No pleito de 2018, foi eleito deputado federal, retornando à Brasília. Em 2022, foi reeleito para o cargo e se tornou presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a partir de 2023.
Compartilhe: