O julgamento sobre a cassação do senador Sergio Moro retorna nesta quarta-feira (3) com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, que foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
O processo estava pronto para ser julgado desde 30 de janeiro, mas aguardava a nomeação de um juiz para completar a composição de sete membros do TRE-PR.
Lula fez a nomeação de Sade em 22 de fevereiro, que assumiu a vaga decorrente do término do segundo mandato de Thiago Paiva dos Santos.
Iniciado na última segunda-feira (1º), o julgamento teve apenas o voto do relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, que foi contrário à cassação de Moro por abuso de poder econômico na eleição de 2022 ao concorrer para o Senado pelo Paraná.
Posteriormente, Sade pediu vista e a sessão foi encerrada.
Desembargador eleitoral, José Rodrigo Sade se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1999.
É pós-graduado em Direito Contemporâneo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No TRE-PR, atuou como juiz substituto entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano, e foi titular do cargo entre agosto de 2022 e maio de 2023.
Também faz parte do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e do Instituto dos Advogados do Paraná.
Sade ainda atuou como advogado do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo).