O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, nesta quarta-feira, 31, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, para o cargo de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Campbell exercerá a função no biênio 2024-2026, com posse marcada para 3 de setembro.
Indicado em 23 de abril, Mauro Campbell teve sua nomeação aprovada pelo Senado Federal em dezenove de junho.
Campbell passou por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e recebeu aprovação unânime dos senadores, com um placar de 27 a 0.
O novo corregedor sucederá o ministro Luis Felipe Salomão, cujo mandato termina no final de agosto. Salomão assumirá o cargo de vice-presidente do STJ, mas continuará como corregedor até 22 de agosto.
Em 2008, Lula indicou Campbell ao STJ
Mauro Campbell Marques faz parte do STJ desde 17 de junho de 2008, depois de ser indicado pelo presidente Lula. Ele também atuou como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio 2020-2022.
Nascido em Manaus (AM), Campbell é formado em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, desde 1985, e pela Escola Superior de Guerra no curso de altos estudos de política e estratégia, em 1995.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) relatou que Campbell tem uma “brilhante atuação” no STJ, destacando o julgamento de mais de duzentos e vinte e um mil processos entre junho de 2008 e maio de 2024.