O médico Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 13, em um abrigo no Rio Grande do Sul, onde estava para ajudar vítimas das chuvas.
Morador de Vila Velha, no Espírito Santo, Medice era descrito pelo marido, o acupunturista João Paulo Martins, como uma pessoa extremamente saudável, sem histórico de doenças. A suspeita é que ele tenha sofrido um mal súbito.
“Ele era muito saudável, sempre cuidou da saúde”, relatou Martins ao portal g1. “Nunca teve histórico nenhum de problemas. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Quando me contaram, pensei que fosse brincadeira. Ele foi para ajudar as pessoas e aconteceu essa tragédia.”
Leandro Medice e Martins estavam juntos havia seis anos e frequentemente compartilhavam momentos de suas vidas e rotina de trabalho nas redes sociais. No último domingo, 12, antes de embarcar para sua primeira missão humanitária, o médico publicou um vídeo para falar sobre a tarefa que iria realizar.
Acabo de saber que o médico capixaba Dr. Leandro Médice que embarcou para o RS para ajudar as vitimas da enchente faleceu em campo de batalha. Sem maiores detalhes por enquanto. Mais um CIVIL VOLUNTÁRIO que se dedicou ao próximo nesse momento de dificuldade. pic.twitter.com/wXYdPPiYOx
— Bruno Ramos (@brunodearamos) May 13, 2024
Nos comentários, sua mãe, Andrea Medice, expressou orgulho e desejou proteção ao filho: “Que lindo! Deus os acompanhe e conserve esse amor em seus corações. Esse é um presente que jamais sairá das minhas lembranças. Feliz Dia das Mães para todas nós, mulheres guerreiras que conseguirão vencer mais essa batalha. Deus as abençoe”.
Leandro Medice era médico cardiologista
Formado inicialmente em fisioterapia, Leandro Medice seguiu carreira na medicina e se especializou em cardiologia. Atuou como médico intensivista e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Nos últimos anos, dedicou-se à estética capilar em uma empresa em Vila Velha, que mantinha com o marido. Michel Sabino, advogado e paciente de Medice, conversou com o g1 e destacou a amizade com o médico.
“Ele era um ser humano que contagiava aos que estavam ao seu redor”, contou. “Um profissional atencioso, um filho base da família, um amigo presente e incansável em fazer o bem.”
Entre 2012 e 2021, Medice fez parte do corpo clínico do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), onde trabalhou como médico intensivista na UTI. Em nota, o hospital lamentou a morte do profissional e ressaltou sua dedicação e o carinho dos colegas de trabalho.
Leia também:
O coordenador do Serviço de Cardiologia da unidade, Diogo Barreto, também expressou sua tristeza e disse que Leandro Medice era muito querido pelos colegas.
“Trabalhei com ele diretamente cerca de quatro anos”, contou Barreto. “Era uma pessoa ímpar, íntegro, de uma índole incrível. Todo mundo gostava dele porque ele cativava a todos. Ele vai ser lembrado como uma pessoa alegre, que agregava coisas boas para todos. Toda a equipe que trabalhou com ele ficou muito sentida. Triste notícia.”
Depois da notícia de sua morte, amigos e familiares expressaram suas condolências nas redes sociais de Medice. Comentários de pesar e homenagens ao médico foram diversos. Os amigos destacaram sua generosidade e compromisso com o bem-estar alheio.
Medico voluntário fazia cirurgias de estética
Martins revelou que Leandro Medice trabalhou de forma intensa durante a semana, antes de embarcar para o Rio Grande do Sul em um jato particular com amigos médicos.
O voo ocorreu na madrugada do domingo 12 e a previsão era retornar na noite desta segunda-feira, 14. Medice passou o domingo inteiro atendendo as vítimas das chuvas e, ao falar com o marido por telefone, descreveu o bom acolhimento que recebeu no abrigo.
Na noite de domingo, Leandro Medice relatou a Martins que estava exausto e iria dormir para se preparar para o trabalho do dia seguinte.
Leia mais:
“Leandro roncava um pouco e, por isso, preferiu dormir mais afastado dos amigos”, disse Martins. “Me contou que era tudo muito organizado, que conseguiram um colchão muito limpo e que já estava com saudade de mim.”
Na manhã desta segunda-feira, ele não apareceu no ponto de encontro combinado. Preocupadas, suas amigas foram procurá-lo e o encontraram já sem vida.
A mãe de Leandro confirmou nas redes sociais que a causa da morte foi um infarto fulminante.