quinta-feira, julho 4, 2024
InícioEsporteQuem é José Perdiz de Jesus, presidente interino da CBF

Quem é José Perdiz de Jesus, presidente interino da CBF

Com a retirada de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (7), José Perdiz de Jesus será o comandante interino da entidade máxima do futebol brasileiro. O advogado, de 60 anos, também preside o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Para chegar à alta cúpula da STJD, José Perdiz foi indicado pelos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e foi eleito por aclamação.

A trajetória profissional do presidente interino da CBF começou no curso de Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). José Perdiz é considerado um especialista em Direito Civil, além de ter feito cursos na área do Direito da Família, de Procedimentos Especiais, Processo Civil, Direito Penal e Administração Pública.

Com longa experiência na advocacia, José Perdiz de Jesus também já participou de seminários dentro e fora do Brasil. Inscrito na OAB do Distrito Federal, o advogado foi eleito presidente das Comissões Eleitorais da OAB/DF nos triênios 2013/2015, 2016/2018 e 2019/2021.

Dentro da área esportiva, Perdiz deu início em sua trajetória como auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Metropolitana de Futebol da FMF/DF. Na sequência, ele foi eleito vice-presidente da instituição.

Há 11 anos, em 2012, José Perdiz tornou-se membro do STJD do Futebol e presidiu a 5ª Comissão Disciplinar do órgão entre aquele ano e 2016, ano em que José Perdiz de Jesus foi indicado pelos clubes da Série A para compor o Pleno do STJD, onde está até o presente momento.

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu retirar do cargo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e ordenou que a Confederação Brasileira convoque novas eleições em um prazo de 30 dias.

Rodrigues vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília. A cúpula da CBF enviou a algumas federações estaduais cartas recebidas da Fifa e da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que alertam que pelos regulamentos dessas entidades é proibida intervenção fora do âmbito desportivo, que pode gerar sanções como suspensão da CBF.


Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui