sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalQuem é Alexis Cabello, aliado de Maduro para Essequibo

Quem é Alexis Cabello, aliado de Maduro para Essequibo

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou o socialista Alexis Rodríguez Cabello, um militar e político, de 58 anos, para ser a “autoridade única” do território de Essequibo.

Cabello, segundo Maduro, vai ser o responsável por comandar uma “Zona de Defesa Integral”, que vai ser implantada pelo regime venezuelano para iniciar o processo de anexação de Essequibo.

Área que corresponde a cerca de 70% do território da Guiana, Essequibo está na mira da ditadura venezuelana. Maduro chegou a realizar um contestado referendo para validar a sua tese de que a região deveria ser anexada à Venezuela — estratégia que a comunidade internacional repudia.

Socialista convícto

Aliado de Maduro, Alexis Rodríguez Cabello se define em suas redes sociais como “bolivariano, chavista e profundamente crente de que o socialismo é o caminho para o desenvolvimento humano”. Ele se formou na Academia Militar da Venezuela, em 1987. 

“Equador propõe texto na ONU pedindo solução pacífica para disputa entre Venezuela e Guiana”

Em 1992, o militar se juntou à tentativa frustrada de golpe liderada por Hugo Chávez contra Carlos Andrés Pérez. Desde então, ele ocupou diversos cargos no Exército bolivariano. Cabello foi comandante-geral da força militar do regime de Maduro, de 2019 a 2020. 

Atualmente, Cabello é deputado da Assembleia Nacional — Parlamento venezuelano liderado pelo chavismo. 

O militar foi eleito para o cargo, em 2020, pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). A sigla é a mesma de Maduro.

No Parlamento, ele atua como presidente da Comissão Permanente de Controladoria da Assembleia. O colegiado é responsável pela fiscalização do dinheiro público na Venezuela. Além disso, ele é vice-presidente territorial do PSUV no Estado de Bolívar. 

Aliado de Maduro já realiza reuniões para determinar ações na região de Essequibo

Militar venezuelanoMilitar venezuelano
Em 1992, Alexis Cabello se juntou à tentativa frustrada de golpe liderada por Hugo Chávez contra o então presidente Carlos Andrés Pérez | Foto: Reprodução/Twitter/X

Por meio de seu perfil no Twitter/X, Cabello divulga que está levando a sério a nomeação de interventor da região, que, na verdade, pertence à Guiana. Pela rede social, ele aparece em reuniões administrativas sobre ações que poderão ser tomadas em relação ao território de Essequibo. 

As ações de Maduro sobre a região da Guiana foram anunciadas na terça-feira 5. Na sexta-feira 8, o ditador assinou seis decretos assinados pelo ditador para transformar o território de Essequibo em um Estado venezuelano.

“A aventura expansionista de Nicolás Maduro”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 194 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui