sábado, setembro 21, 2024
InícioInternacionalQuem é a CEO que está sob proteção do governo, depois de...

Quem é a CEO que está sob proteção do governo, depois de pagers explodirem no Líbano

O físico húngaro e professor aposentado Ákos Kövér disse, nesta sexta-feira, 20, que a CEO da BAC Consulting fez estágio na Agência Internacional de Energia Atômica. Kövér refere-se à hungaro-italiana Cristiana Bársony-Arcidiacono, principal executiva da fabricante dos pagers que, a mando de Israel, explodiram recentemente no Líbano e mataram especialmente membros do grupo terrorista Hezbollah.

O docente confirmou que Cristiana fez doutorado na University College London, no início dos anos 2000, mas desconhecia as atividades atuais da ex-aluna. O professor afirmou que a então estudante estagiou na Agência Internacional de Energia Atômica, na Áustria. 

Ákos Kövér, ex-professor da CEO da fabricante de pagers | Foto: Divulgação/Foto: Divulgação/Institute for Nuclear Research Hungarian Academy of Sciences
Ákos Kövér, ex-professor de Cristiana, CEO da fabricante de pagers | Foto: Divulgação/Institute for Nuclear Research Hungarian Academy of Sciences

CEO falava cinco idiomas

As redes sociais de Cristiana estão bloqueadas. O que se sabe, segundo as agências internacionais, é que a profissional se identificava como consultora estratégica e desenvolvedora de negócios. 

Na internet, ela também afirmava ter o domínio de pelo menos quatro idiomas: inglês, francês, italiano e húngaro. Em postagens, Cristiana chegou a criticar a guerra na Ucrânia e manifestou apoio às crianças da Faixa de Gaza.

Segundo a agência Associated Press, a companhia dirigida por Cristiana não tem escritórios físicos. A empresa usa um espaço apenas como endereço oficial. Em 2022, a BAC Consulting teria registrado receita de US$ 725 mil. O valor caiu em 2023, US$ 593 mil, conforme balanço financeiro.

Sede a Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, na Áustria | Foto: Divulgação/IAEA
Sede a Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, na Áustria | Foto: Divulgação/IAEA

Empresa de fabricação de pagers era fachada, dizem agentes secretos

A BAC Consulting opera na Hungria e tem contrato para produzir dispositivos eletrônicos em nome de uma empresa taiwanesa, a Gold Apollo. Conforme agentes de serviços secretos, essa relação era apenas de fachada.

As fontes disseram que a empresa fazia parte de uma frente israelense e que, pelo menos duas outras companhias também foram criadas para mascarar as verdadeiras identidades das pessoas que criaram os pagers. Ou seja, funcionários da Inteligência israelense.

Imóvel usado pela BAC Consulting, na Hungria: segundo agentes secretos, empresa atuava como fachada em favor de Israel | Foto: Reprodução/Redes sociais
Imóvel usado pela BAC Consulting, na Hungria: segundo agentes secretos, empresa atuava como fachada em favor de Israel | Foto: Reprodução/Redes sociais

A fabricante aceitou clientes comuns, para os quais produziu uma série de pagers normais. Mas o único cliente que importava era o Hezbollah. Os pagers fabricados para os terroristas tinham baterias com explosivos PETN e foram enviados em pequenos lotes ao Líbano a partir de 2022.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui