A Meta é considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia do mundo, além de uma das mais valiosas do planeta. Ela controla algumas das redes sociais mais famosas, caso do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, por exemplo.
Mas qual destes aplicativos dá mais lucro para a companhia? Uma pesquisa realizada pela Emarketer apresentou uma resposta para esta pergunta.
Segundo o levantamento, o Instagram tem se destacado recentemente em função das estratégias bem-sucedidas de monetização da plataforma e seu crescente domínio no espaço da publicidade digital. O lucro da rede social é de US$ 223 por usuário nos EUA, contra US$ 191 do Facebook e US$ 109 do TikTok, por exemplo.
Os analistas da Emarketer destacam que o Instagram evoluiu rapidamente para uma rede social focada em vídeos, com os usuários gastando cerca de dois terços do tempo consumindo estes conteúdos. Neste cenário, o recurso Reels emergiu como um concorrente importante do TikTok, da ByteDance, e do YouTube Shorts.
Em 2024, a receita publicitária do Instagram foi gerada principalmente pelos recursos Feed e Stories, que correspondem a 53,7% e 24,6%, respectivamente. No entanto, isso deve mudar pensando no próximo ano. A projeção é que apenas essa rede social responda por mais da metade da receita total de publicidade da Meta nos Estados Unidos em 2025.
Leia mais
Instagram pode “roubar” anunciantes de plataforma rival
- A pesquisa ainda aponta que, se o TikTok for realmente banido nos EUA, o Reels e o YouTube Shorts podem se tornar alternativas ainda mais atraentes para a publicidade.
- Isso faria com que o Instagram crescesse ainda mais nos próximos anos.
- A expectativa é que a rede social possa capturar mais de um quinto dos investimentos feitos em anúncios realocados do TikTok nos EUA.