segunda-feira, julho 8, 2024
InícioCiência e tecnologiaQueda na rede telefônica da AT&T não foi obra de ataque hacker

Queda na rede telefônica da AT&T não foi obra de ataque hacker

Na quinta-feira (22), a AT&T se deparou com queda de várias horas em suas redes de telefonia celular nos Estados Unidos. Apesar das suspeitas que surgiram de que a queda ocorreu por conta de ataque hacker, a empresa esclareceu que não foi esse o caso e, na verdade, foi tudo resultado de um erro técnico. As informações são do Tech Xplore.

Enquanto o serviço estava fora do ar, milhares de usuários nos EUA ficaram sem acesso à rede telefônica de seus aparelhos na quinta-feira (22). O sinal já estava restaurado horas depois, e a AT&T atribuiu o incidente a um erro de codificação, porém, sem dar maiores detalhes.

“Com base em nossa análise inicial, acreditamos que a interrupção de hoje foi causada pela aplicação e execução de processo incorreto usado enquanto expandíamos nossa rede, e não por um ataque cibernético”, comunicou a empresa.

Cronograma da queda do sinal da AT&T

  • O rastreador de sinal telefônico da empresa alertou que a queda havia começado por volta das 3h30 da manhã, no horário oficial dos EUA;
  • Nesse momento, os incidentes relatados chegaram a pico de cerca de 73 mil;
  • Por volta das 12h, o número de aparelhos ainda em queda era de 58 mil;
  • Os locais onde os foram eram relatados, em grande maioria, eram Atlanta, Chicago e Houston;
  • A AT&T é a maior empresa de telefonia do país, com mais de 240 milhões de assinantes;
  • Perto das 21h, a situação já parecia estar se normalizando; nesse horário, os relatórios sobre quedas da rede da AT&T já eram menos de mil.

Outra empresa, a Cricket Wireless, de propriedade da AT&T, também lidou com quedas de sinal, que chegaram a passar dar nove mil interrupções em determinado momento, mas os relatórios também diminuíram no final da tarde.

Outras operadoras dos EUA, como Verizon e T-Mobile, também tiveram usuários se queixando de problemas. As empresas responderam que suas redes não chegaram a cair em nenhum momento na quinta-feira. Os problemas com seus usuários, provavelmente, eram decorrentes de clientes que tentavam se conectar a usuários da AT&T.

Durante o período sem sinal, alguns usuários do iPhone recebem mensagens de emergência, que apareciam na barra de status de seus aparelhos. A mensagem indica que o dispositivo está com problemas para se conectar à rede da operadora de celular, mas ainda consegue realizar chamadas de emergência via redes de outras operadoras, conforme o suporte da Apple.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, confirmou que a AT&T foi procurada pela Comissão Federal de Comunicações para saber mais sobre a queda e investigar possíveis ataques maliciosos. O Departamento de Segurança Interna e o FBI também chegaram a investigar o ocorrido.

“Se soubermos de qualquer atividade maliciosa, responderemos de acordo”, informou o FBI, confirmando que de fato esteve em contato com a AT&T.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui