De acordo com um relatório do Instituto Argonauta, publicado na quinta-feira 11, quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas no litoral norte de São Paulo nos últimos meses. Com esses novos casos, o total de ocorrências na região nos últimos meses chega a seis.
Três das baleias foram localizadas em praias de São Sebastião: Guaecá, Boraceia e Paúba. A quarta foi avistada por pescadores na praia de Picinguaba, em Ubatuba. O Instituto Argonauta informou que, devido ao avançado estado de decomposição dos corpos, não foi possível determinar a causa das mortes dos animais.
O oceanólogo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, mencionou que a mortalidade dessas baleias pode ser atribuída a várias causas, “entre elas a falta de alimento, doenças, interação incidental com a pesca e até mesmo abalroamento [colisão] com embarcações”.
A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS, acrescentou que foram registradas as carcaças e coletados materiais “para futuras análises e pesquisas sobre a ocorrência destes animais na região”.
Características das baleias-jubarte
As baleias-jubarte são mamíferos marinhos que podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Elas migram anualmente ao longo da costa brasileira, movendo-se para o nordeste no outono e inverno para se reproduzir, dar à luz e alimentar seus filhotes.
Durante o verão, elas retornam aos mares antárticos para se alimentarem. Essa migração aumenta os avistamentos no litoral paulista nessa época do ano.