Com a chegada da NFL no Brasil, os termos específicos do futebol americano ficam mais próximos dos torcedores.
O Green Bay Packers enfrenta o Philadelphia Eagles na Neo Química Arena, na zona Leste de São Paulo, no próximo dia 6 de setembro.
O esporte possui uma nomenclatura diferente do futebol conhecido pelos brasileiros. Quarterback, touchdown e first down são alguns dos principais nomes para entender uma partida.
O touchdown é o “gol” do futebol americano. Acontece quando o jogador está correndo e qualquer parte da bola cruza a linha da área de touchdown, chamada de ‘End Zone’ (Zona Final, em português), ou quando um jogador recebe um passe aéreo e pisa com os dois pés inteiros dentro da área.
A marcação vale 6 pontos. Depois do touchdown, o time que marcar ainda tem duas opções:
- Tentar uma conversão de dois pontos, marcando uma espécie de novo touchdown.
O quarterback é o principal jogador do time. De uma forma simples, ele arremessa a bola para os recebedores marcarem o touchdown.
Também é a cabeça pensante da equipe em campo: pode escolher jogadas, o posicionamento dos companheiros e para onde vão se movimentar, além de decidir se vai passar a bola, correr com ela ou entregar para outro jogador.
Numa partida, um time tem quatro chances para avançar 10 jardas no campo de 100 jardas. Caso não avançe, a posse vai para o outro time. Essas quatro tentativas são chamadas de ‘downs’, ou descidas.
A cada 10 jardas que o time avança, é conquistada a primeira descida, ou o “first down”. A conquista é importante para a progressão do time na partida e para chegar mais perto do touchdown.
A segunda maior pontuação do futebol americano é o ‘Field Goal’, que vale 3 pontos. Em qualquer momento, uma equipe pode tentar chutar a bola entre as traves amarelas no final do campo. O responsável pelo chute é o ‘kicker’, o chutador.
Normalmente, a tentativa do chute acontece na segunda metade do campo, para o acerto ser mais provável. O Field Goal mais longo da história da NFL é de 66 jardas, cerca de 60 metros de distância.
Curiosidade: o único jogador brasileiro na NFL é um ‘kicker’. O chutador Cairo Santos, do Chicago Bears.
A interceptação acontece quando o quarterback passa a bola, mirando seu recebedor, mas um jogador de defesa antecipa a recepção e intercepta a bola.
Com isso, a posse da bola muda para o time que fez a interceptação. A jogada é muito importante porque pode mudar o ritmo e o rumo da partida.
Veja quais são as principais posições de um time de futebol americano.
- Running Back: corre com a bola e faz parte do ataque, normalmente fica atrás ou lado do quarterback
- Wide Receiver: corre para receber a bola. É quem agarra o lançamento para fazer o touchdown
- Linebacker: faz parte da defesa e pode marcar os recebedores, derrubar quem corre com a bola, ou atacar o quarterback
- Defensive Back: faz parte da defesa e fica no fundo ou nas alas do campo, responsável por marcar os recebedores